terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Presidente são-tomense confiante no desenvolvimento de Angola




Luanda - O Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, sublinhou hoje, terça-feira, em Luanda, os "notáveis progressos que Angola vem registando na senda da prosperidade para todos os cidadãos".

“Um povo que contra todo o tipo de obstáculo, alcançou a paz, a suas exclusivasexpensas, tem necessariamente encontro marcado com o desenvolvimento", destacou o estadista quando discursava no Parlamento angolano, durante a sessão solene organizada em sua honra.

Lembrou que as relações de Angola e São Tomé datam do período anterior às independências e formataram santomenses e angolanos num “mesmo caldo de cultura, princípio e valores que fazem dos nossos povos, amigos e irmãos”.

“Entre nós não é só o intérprete que não é necessário. Também dispensamos floreados. Olhamo-nos e compreendemo-nos. Este é um capital único, sem preço, que estou em crer jamais desbarataremos", asseverou.

Por outro lado, o Presidente falou da crise económica e financeira mundial, referindo que há países que foram fazendo o seu trabalho de casa de maneira consequente e estruturada.

Referiu que o mundo é hoje uma realidade multipolar e os capitais, quer humano, quer tecnológico e financeiro, acham-se cada vez mais em zonas até aqui pouco noticiadas.

“Porque é preciso adequar a comunidade internacional a esta nova realidade, associamo-nos a todos aqueles que pugnam por uma reforma do sistema das Nações Unidas, que reflicta a nova ordem ditada em função da emergência de um conjunto de países que pelo peso político-económico que gozam, têm que ter uma voz mais sonante no Conselho de Segurança da ONU”, disse.

No seu entender, a presente crise permite apreender que todo o sistema internacional de ajuda deva ser repensado, de forma a quebrar o ciclo "infernal" de dependência, que cria divida sem desenvolvimento, por força dos desequilíbrios ainda existente no sistema de trocas internacionais.

Para isso, prosseguiu, cada Estado, e os menos desenvolvidos em particular, devem organizar-se internamente de forma a gerir com maior eficiência os recursos existentes.

Manuel Pinto da Costa iniciou segunda-feira uma visita de três dias a Angola, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

No cumprimento da sua agenda no país, visitou, no período da manhã, a nova Cidade do Kilamba, em Luanda, antes de se deslocar ao parlamento, onde discursou.

Posteriormente, o estadista são-tomense deslocou-se ao Palácio Presidencial à "Cidade Alta", para um encontro com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, para mais tarde dar-se início às conversações oficiais entre as duas delegações, seguido de almoço.

Sem comentários:

Mais lidas da semana