Governo TL, com foto
As Falintil – Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), realizaram a cerimónia de graduação aos 645 novos membros (93 oficiais, 203 sargentos e 349 praças), no dia 16 de Dezembro de 2011, no Centro de Treino Nicolau Lobato, em Díli.
O Major-General Lere Anan Timur, lembrou aos novos graduados que têm uma responsabilidade privilegiada por terem sido incorporados na instituição militar “para defenderem o nosso país e nosso povo com a filosofia que os nossos heróis defenderam desde o princípio”.
“Hoje é um dia especial porque registamos mais um marco no percurso da história das Forças Armadas de Timor-Leste, após a restauração da independência, há dez anos. A graduação de hoje é um acto extraordinário, por ter sido uma recuperação radical para reforçar a estrutura das Forças Armadas depois da crise de 2006. Se quisermos ser honestos, e confirmar bem as opiniões e opções, não é algo fácil”, confessou o Major-General das F-FDTL e Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.
O Presidente da República, José Ramos-Horta, Comandante Supremo das F-FDTL, na sua mensagem aos novos membros recém-graduados salientou que “detemos armas para manter a segurança do nosso povo, não detemos armas para intimidar o povo. Por isso o Estado tem toda a responsabilidade para não provocar violência, especialmente aqueles que detêm armas, como as F-FDTL e a PNTL”.
Para além do Presidente da República, José Ramos-Horta, e do Major-General das F-FDTL, Lere Anan Timur, participaram na cerimónia de graduação o Vice-Primeiro-Ministro, José Luís Guterres, o Comissário Adjunto da PNTL, Afonso de Jesus, o Provedor dos Direitos Humanos e Justiça, Sebastião Dias Ximenes, a Procuradora-Geral da República, Ana Pessoa Pinto, membros do Governo e do Parlamento e familiares dos recém-graduados.
Nota Página Global
De Timor-Leste para Portugal a Agência Lusa CONTINUA A BRINCAR À INFORMAÇÃO, contudo o noticiário em tétum é profícuo na comunicação social timorense e até online. A atualidade timorense está repleta de acontecimentos merecedores de referências noticiosas. A Agência Lusa está a gozar férias em Timor-Leste? Tanto quanto reza na história sabemos que Luiz de Camões era zarolho mas a Lusa parece que está a ser dirigida por um Camões cego... e surdo.
Sem comentários:
Enviar um comentário