sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Timor-Leste: Eleições presidenciais a 17 de março - Ramos-Horta



MSE - Lusa

Díli, 13 jan (Lusa) -- As eleições presidenciais em Timor-Leste vão realizar-se a 17 de março, anunciou hoje em Díli o Presidente timorense, José Ramos-Horta.

"Tendo concluído todas as consultas necessárias, posso hoje anunciar que a primeira ronda das eleições presidenciais de 2012 terá lugar a 17 de março", afirmou Ramos-Horta, numa cerimónia no Palácio Nicolau Lobato, em Díli.

Se for necessária uma segunda volta das presidenciais, será realizada em abril, acrescentou o chefe de Estado timorense.

José Ramos-Horta falava numa cerimónia a que assistiram representantes dos órgãos de soberania, dos partidos políticos, corpo diplomático, Nações Unidas e sociedade civil.

Na declaração proferida, o Presidente timorense abordou a questão da segurança do ato eleitoral, considerando que a Polícia Nacional de Timor-Leste "irá cumprir as suas responsabilidades com profissionalismo e integridade".

"As F-FDTL, conforme claramente estipulado na nossa Constituição e respetivas leis, não estão autorizadas a envolver-se em matéria de ordem pública, acredito que, se for necessário, as nossas forças de defesa, com o apoio das ISF (Força Internacional de Estabilização), poderão dar resposta às questões adicionais de segurança estática e de logística, nomeadamente nas áreas remotas do nosso país", salientou Ramos-Horta.

O Presidente timorense disse também que os observadores internacionais "são todos bem-vindos, de qualquer país ou instituição" e que os meios de comunicação social internacionais "serão todos convidados a visitar" Timor-Leste em 2012 para "cobrir as eleições" e outros eventos nacionais.

Na declaração, o chefe de Estado timorense apelou também ao primeiro-ministro, Xanana Gusmão, para apoiar os meios de comunicação social nacionais.

José Ramos-Horta pediu para todos participarem "ativamente nas eleições democráticas e a contribuir para a sua correção, transparência e serenidade".

O Presidente ainda não anunciou se vai recandidatar-se às próximas eleições presidenciais.

- Ler mais sobre TIMOR-LESTE, ou clicar no símbolo na barra lateral

Sem comentários:

Mais lidas da semana