sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Timor-Leste: Francisco Guterres Lu Olo anuncia oficialmente candidatura às presidenciais



MSE - Lusa

Díli, 13 jan (Lusa) - O presidente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN), Francisco Guterres Lu Olo, anunciou hoje oficialmente que é candidato às presidenciais de 17 março.

"Francisco Guterres Lu Olo declara que vai apresentar candidatura à Presidência da República conforme a lei e os regulamentos da Comissão Nacional de Eleições", afirmou o presidente da FRETILIN.

A FRETILIN já tinha anunciado em dezembro que iria apoiar a candidatura do presidente do partido às eleições presidenciais de março, mas Francisco Guterres Lu Olo disse que apenas a confirmaria após o anúncio da data das eleições.

O Presidente timorense, José Ramos-Horta, anunciou hoje que as eleições presidenciais se realizam a 17 de março.

"Sinto-me honrado e motivado para ser candidato à Presidência devido ao extraordinário apoio que recebi dos quadros e militantes da FRETILIN, dos meus camaradas veteranos e de cidadãos timorenses. Este apoio veio não só do meu partido como de timorenses de diferentes partidos políticos", afirmou.

Francisco Guterres Lu Olo disse também que vai suspender as suas funções como presidente da FRETILIN, que serão assumidas pelo atual secretário-geral do partido, Mari Alkatiri.

"Se for eleito Presidente da República, irei suspender durante o mandato a minha posição enquanto presidente da FRETILIN para servir o povo de Timor-Leste com total imparcialidade", salientou.

Segundo Francisco Guterres Lu Olo, a sua missão será a de reforçar a democracia e o Estado democrático, baseado no cumprimento da lei, fortalecer a soberania do povo e da nação, bem como a paz e a estabilidade.

O líder da FRETILIN garantiu também que se for eleito Presidente de Timor-Leste não vai atuar como oposição ao Governo e ao parlamento e que respeitará a independência dos tribunais.

Anunciaram já publicamente a sua candidatura às presidenciais Taur Matan Ruak, ex-chefe das Forças Armadas, o presidente do parlamento Fernando La Sama de Araújo, apoiado pelo Partido Democrático (PD), e Manuel Tilman, deputado, apoiado pelo partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha).

O Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do primeiro-ministro Xanana Gusmão, anunciou recentemente que vai apoiar um candidato independente, sem especificar quem.

O atual Presidente, José Ramos-Horta, também ainda não anunciou se vai recandidatar-se ao cargo.


Sem comentários:

Mais lidas da semana