segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cabo Verde: ONDE ESTÁ O AEROPORTO NELSON MANDELA?


Liberal (cv)

É só conversa p’ra boi dormir…

A inauguração, segundo garantiu José Maria Neves, era para ter sido no sábado passado. Mas não foi! E JMN está calado que nem um rato… É mais uma das suas precipitações que saiu gorada. Ao que parece, os sul-africanos não autorizam a utilização do nome

Praia, 13 de Fevereiro 2012 – Afinal, ao contrário do garantido por José Maria Neves, o Aeroporto Internacional da Praia, passado que foi o 22º aniversário da sua libertação, continua sem ostentar o nome de Nelson Mandela.

Fonte do Palácio da Várzea ouvida por Liberal transmite um cenário pouco promissor para a intenção do Primeiro-ministro: “as autoridades sul-africanas – o Governo e a Fundação Nelson Mandela – não estão dispostas a abrir mão do nome que querem pôr ao aeroporto da cidade do Cabo, logo que Mandela faleça”, o que está a pôr JMN à beira de um ataque de nervos. Depois da polémica criada pela proposta – e ainda segundo a nossa fonte -, “um recuo nesta matéria iria colocar o Primeiro-ministro no papel de tolo”…

Relembramos que, para grande surpresa dos outros membros do Governo, José Maria Neves levou a Conselho de Ministros a proposta de baptismo do aeroporto da Praia com o nome de Mandela, o que, na altura, concitou grande polémica na sociedade cabo-verdiana, mas mantendo inflexível o Primeiro-ministro que, por mais de uma vez, garantiu que, a partir de 11 de Fevereiro, o nome do aeroporto da Praia passaria a ser Nelson Mandela. Pelo que se viu não foi, e nem mesmo uma nota do Governo veio explicar o incumprimento da palavra dada…

Mais ainda, à excepção de Liberal – que editou ontem uma peça sobre as comemorações da libertação de Madiba na África do Sul -, nenhum online cabo-verdiano fez qualquer alusão à efeméride, nem mesmo o boletim oficioso do Palmarejo. E, ainda segundo a nossa fonte, “a estratégia agora é fazer esquecer o caso para não colocar mais a ridículo o Primeiro-ministro”…

Leia mais em Liberal

Sem comentários:

Mais lidas da semana