domingo, 26 de fevereiro de 2012

Em meio a onda de protestos por queima do Corão, Talibã mata 2 militares americanos



William Maia – Opera Mundi - ontem

Mais de 25 pessoas morreram desde que escândalo em base americana se tornou público; Otan e Obama pediram desculpas

Um atentado suicida assumido pelo movimento talibã terminou com a morte de pelo menos dois militares norte-americanos neste sábado (25/02), dentro do Ministério do Interior do Afeganistão. Em um comunicado, o talibã afirmou que o ataque foi uma “vingança” contra a queima de exemplares do Corão em uma base dos Estados Unidos, localizada na cidade de Bagram.

O caso, denunciado por afegãos que trabalhavam em Bagram, a maior base militar norte-americana no país, desencadeou uma violenta onda de protestos que já dura cinco dias. Também neste sábado, duas pessoas foram mortas na cidade de Kunduz, durante uma manifestação contra a ocupação militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no país.

No comunicado em que informa o nome do atirador, Abdul Rahman, o talibã diz que na verdade teriam sido mortos "quatro altos conselheiros americanos", informação desmentida pela Otan.

A imprensa local informou que as vítimas são um major e um coronel do Exército dos EUA. "Informações iniciais indicam que um indivíduo disparou contra membros da missão da Otan no Afeganistão em Cabul e que matou dois deles", anunciou a organização militar em um breve comunicado de imprensa.

De acordo com a agência de notícias afegã Tolo, após o incidente, um contingente da Otan cercou o prédio do Ministério do Interior, situado no centro de Cabul. A polícia interditou a circulação de pessoas na área.

Os protestos contra a queima do Corão já causaram mais de 25 mortes em diferentes pontos do país. Entre as vítimas, há dois soldados das tropas internacionais que morreram na quarta-feira por disparos de um militar afegão durante uma manifestação no leste do país.

Os distúrbios começaram na terça-feira, quando funcionários afegãos da maior base americana no Afeganistão, Bagram, denunciaram publicamente que vários exemplares do Corão foram queimados dentro do complexo.

A missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) classificou o ocorrido como um equívoco, pediu desculpas e abriu uma investigação conjunta com o governo afegão sobre o caso. O presidente Barack Obama também pediu desculpas pelo incidente.

Leia mais

1 comentário:

Anónimo disse...

Segundo a agência noticiosa Reuters, o comandante das tropas da NATO no Afeganistão, John Allen, fez um pedido de desculpas e deu ordem para a abertura de um inquérito depois de relatos de que soldados americanos terão queimado exemplares do Alcorão, o que provocou uma manifestação de mais de 2000 afegãos junto a uma das principais bases norte-americanas no país. "Assim que soubemos que isto aconteceu, interviemos imediatamente e pusemos-lhe fim. O que foi recuperado será tratado devidamente pelas autoridades religiosas competentes", explicou, numa tentativa de "apaziguar a ira que o incidente provocou", coisa que pode afectar as relações públicas para os esforços de pacificação no Afeganistão antes da retirada das tropas estrangeiras em 2014. "Estamos a tomar medidas para que isto nunca mais volte a repetir-se", acrescentou.

A notícia dos Alcorões queimados provocou logo um sentimento de revolta entre os imbecis afegãos idólatras, tendo muitos deles atirado pedras contra os muros da base americana e entoado palavras de ordem como "fora com os estrangeiros".

E é assim que esse lacaio da suposta nação mais poderosa do mundo demonstra o cagaçal que tem perante o mundo islâmico, comportando-se como um autêntico dhimmi. Todo o mundo já sabe que esses muçulmanos nunca estão satisfeitos com nada e qualquer coisinha serve para ofendê-los e levá-los a provocar um alvoroço histérico. Então e a quantidade de Bíblias que os muçulmanos queimam e destroem? E a quantidade de igrejas pelo mundo islâmico fora que são vandalizadas, incendiadas ou bombardeadas? Então e a quantidade de cristãos que são constantemente perseguidos, torturados e assassinados pela m... islâmica em forma de gente? Onde é que está a m... do pedido de desculpas dos muçulmanos, pá??

Olho por olho, dente por dente!!

Mais lidas da semana