sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ex-dirigente associação de comités olímpicos lusófonos lamenta morte de João Carrascalão



JCS - Lusa

Macau, China, 18 fev (Lusa) - O ex-presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) Manuel Silvério lamentou hoje, em declarações à agência Lusa, a morte de João Carrascalão, alguém que "tinha um conceito de lusofonia muito universal".

"Apesar das relações mais fortes com Macau e com Portugal, João Carrascalão, como dirigente olímpico do seu país, teve sempre uma ideia muito universal da lusofonia, do papel e da importância da ACOLOP", afirmou Manuel Silvério, que durante vários anos dirigiu o desporto de Macau, a nível associativo e governamental.

O mesmo responsável lembrou que foi com João Carrascalão a "primeira conversa sobre a criação da ACOLOP", que conquistou de imediato um apoiante e um defensor da associação dos comités de língua portuguesa.

"Esteve sempre presente nos momentos decisivos, foi um contribuinte ativo para o reforço da lusofonia e crescimento da ACOLOP, um apoiante da realização em Macau dos primeiros jogos da lusofonia", disse.

Salientando ter perdido um "amigo", alguém que "trabalhou em prol da paz, do olimpismo e da lusofonia", Manuel Silvério defendeu também que a morte de João Carrascalão é uma perda para o desporto lusófono e para a própria ACOLOP.

Manuel Silvério acrescentou ainda que João Carrascalão mantinha um forte empenho no desenvolvimento do desporto asiático e de Timor-Leste, tendo participado em diversos eventos de estatuto olímpico regional em Macau.

João Carracalão morreu na sexta-feira em Díli, aos 65 anos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana