sábado, 18 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: João Carrascalão foi um lutador pela independência do país - Vice-PM



MSE (SBR) - Lusa

Díli, 18 fev (Lusa) - O vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, José Luís Guterres, disse hoje que recebeu com "profunda tristeza" a notícia da morte de João Carrascalão, sexta-feira em Díli, e lembrou-o como um lutador pela independência do país.

"Tenho um profundo respeito pela contribuição que ele deu para a independência de Timor e apresento as minhas condolências a toda a família. Um sentimento de tristeza, que também partilhamos", afirmou José Luís Guterres.

Salientando que recebeu a notícia com "profunda tristeza", o vice-primeiro-ministro disse que também se curvava "perante a memória de João".

João Carrascalão morreu sexta-feira em Díli vítima de ataque cardíaco.

Líder histórico da União Democrática Timorense (UDT), João Carrascalão era atualmente o embaixador de Timor-Leste em Seul (Coreia do Sul), cargo que exercia desde 2009.

João Viegas Carrascalão fundou e dirigiu a UDT - primeiro partido a ser criado em Timor-Leste após 1974 e o fim do domínio colonial português - durante muitos anos. Era desde 1993 o presidente do Conselho Superior Político, órgão responsável pela direção política do partido, pela execução da estratégia traçada pelo Congresso e pela fiscalização política das atividades de todos os órgãos da UDT.

Foi candidato às eleições presidenciais de 2007, mas ficou-se pelos 1,72 por cento dos votos, em último lugar, tendo apoiado José Ramos-Horta na segunda volta.

João Carrascalão estudou Topografia em Luanda (Angola) e especializou-se em Cartografia na Suíça. Ainda durante a administração portuguesa, dirigiu o Departamento de Geografia. Foi responsável pelas Infraestruturas na administração transitória das Nações Unidas em Timor-Leste, que se seguiu ao referendo de 1999.

*Na foto: João Carascalão junto a Xanana Gusmão e Ramos Horta - imagem em Pau Para Toda a Obra, de João Severino - cunhado de João Carrascalão - no título Há Três Homens Muito Tristes, texto que recomendamos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor João Carrascalão tem contribuido muito para a luta de libertação. Timor-Leste perdeu um homem que tem muito mais ainda para contribuir no melhoramento do país. RIP

Mais lidas da semana