quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Grécia. Exigências do Eurogrupo com prazo limitado num país em agonia



i online - Lusa

O adiamento da reunião formal do Eurogrupo, que devia realizar-se hoje em Bruxelas e foi substituída por uma teleconferência, é mais um sinal da complexidade da vida política da Grécia, elo mais frágil da zona euro.

A generalidade dos «media» gregos destacava esta manhã a decisão dos dirigentes da zona euro, que decidiram adiar para segunda-feira o encontro, após terem exigido à Grécia garantias adicionais sobre a aplicação dos cortes nas despesas já aceites pelos dois partidos que integram o governo de "bloco central" (PASOK e Nova Democracia, ND). Em causa, a decisão em desbloquear o segundo e vital resgate, avaliado em 130 mil milhões de euros.

Uma das condições do presidente do Eurogrupo, o primeiro-ministro luxemburguês Jean-Claude Junker, implica que o governo de Lucas Papademos identifique as áreas onde deverão ser feitos ajustes adicionais para 2012, no valor de 325 milhões de euros.

Os credores institucionais, em particular a União Europeia (UE), pretendiam que essa soma fosse retirada às pensões suplementares, uma medida que mereceu forte oposição no interior do governo, em particular da ND e dos populistas de direita do LAOS, que acabaram por abandonar o executivo.

Além das reformas e pensões correntes, a Grécia possui um sistema de reformas suplementares, uma soma reduzida de dinheiro adicional depositada mensalmente pelos trabalhadores e empresários e disponibilizada no momento da reforma. Cerca de 75 por cento dos reformados recebem um máximo de 300 euros mensais por este suplemento, que Bruxelas pretende agora reduzir.

Neste caso, os cálculos políticos dos partidos voltaram a originar atritos com os credores e dissenções internas. As eleições antecipadas para o final de abril estão decididas, num contexto em que todo o sistema político existente desde 1974, no regresso da democracia, parece em colapso.

O executivo de Atenas informou na terça-feira Bruxelas sobre novas medidas para garantir o objetivo, e que poupam as pensões suplementares, mas voltou a não convencer os responsáveis da UE.

Para ultrapassar o impasse, o governo grego necessita de avançar com uma "nova proposta credível" até segunda-feira, após já ter aceite na semana passada uma drástica redução das despesas dos ministérios, de diversas pensões e ainda no orçamento das Forças Armadas, para atingir um ajuste adicional de 600 milhões de euros em 2012.

"O que aconteceu nos últimos dias foi inédito na nossa vida política. O governo forçado a aceitar ainda mais cortes e sem qualquer alternativa, apesar de o novo plano de resgate ter sido aprovado no parlamento", referiu à Lusa um comentador político em Atenas.

"No entanto, a expulsão de 43 deputados dos dois partidos do governo pode sugerir uma futura recomposição política, e já nas eleições de abril", admitiu.

No domingo e no decurso da votação do novo memorando que envolve o empréstimo de 130 mil milhões de euros, os líderes do PASOK e da ND anunciaram a expulsão de 22 e de 21 deputados dos respetivos partidos, por terem rejeitado na votação nominal o novo acordo, que prevê duras medidas de austeridade.

A economia da Grécia continua a afundar-se, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) grego diminuído 7 por cento no último trimestre de 2011, face ao período homólogo do ano anterior, de acordo com o gabinete de estatísticas oficial grego Elstat.

Para já, aguarde-se a anuência de Bruxelas às novas sugestões do governo para o corte de mais 325 milhões de euros até ao final deste ano. E caso seja confirmada a reunião do Eurogrupo para segunda-feira, é sinal que existe acordo.

E nesse mesmo dia deverão começar a ser aprovadas pelo governo de Atenas as novas medidas de austeridade previstas no novo memorando da "troika", legitimado pelo parlamento no domingo.

Mas estas medidas não conseguem afastar o "espetro do incumprimento", uma hipótese cada vez mais verosímil entre os principais comentadores de um país em agonia.

Sem comentários:

Mais lidas da semana