sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mais de metade das crianças com menos de cinco anos tem problemas de nutrição



MSE - Lusa

Díli, 17 fev (Lusa) - Mais de 50 por cento das crianças de Timor-Leste sofrem de má nutrição, informa um relatório sobre fome e má nutrição hoje divulgado pela organização Save The Children.

Segundo o documento, intitulado "Uma vida sem fome: Parar a má nutrição infantil", Timor-Leste é o "terceiro país do mundo" com maior número de crianças subnutridas, tendo à sua frente o Níger e a Etiópia, com 54 por cento das crianças menores de cinco anos a apresentarem problemas de raquitismo devido à má nutrição.

"Uma geração inteira de crianças de Timor-Leste está em risco de crescer desnutrida o que limitará o seu desenvolvimento saudável e produtivo", afirmou Georgia Noy, responsável pela Save The Children em Timor-Leste.

Para a responsável, a situação é "devastadora", porque a má nutrição pode ser combatida com soluções simples, nomeadamente pedindo às mães para amamentarem as crianças e dando-lhes nutrientes de cálcio e ferro.

"Em 2012, não há qualquer desculpa para as crianças serem desnutridas", salientou.

O documento refere que uma criança que cresça com problemas de nutrição pode ser menos inteligente que uma criança bem nutrida.

A má nutrição é responsável pela morte 2,6 milhões de crianças todos os ano no mundo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana