sábado, 18 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Vice-PM diz que país tem tentado resolver problema da nutrição



MSE - Lusa

Díli, 18 fev (Lusa) - O vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, José Luís Guterres, disse hoje que o país tem tentado alterar a política de nutrição, sublinhando que o problema não é falta de alimentos mas de uma alimentação equilibrada.

A organização Save The Children divulgou na sexta-feira um relatório no qual alerta que mais de metade das crianças timorenses, com menos de cinco anos, sofre de má nutrição.

"Uma geração inteira de crianças de Timor-Leste está em risco de crescer desnutrida o que limitará o desenvolvimento saudável e produtivo", afirmou Georgia Noy, responsável pela Save The Children em Timor-Leste.

Segundo o vice-primeiro-ministro, o governo, através do Ministério da Educação, tem tentado alterar a política de nutrição.

"Muitas vezes nas nossas aldeias, distritos e subdistritos muitas vezes não é falta de alimentação, mas a nutrição familiar não é muito equilibrada", disse, salientando que foram introduzidos programas para alertar as pessoas para a necessidade de uma alimentação equilibrada.

José Luís Guterres reconheceu também que em "algumas partes do país, devido às carências cíclicas que existem, devido ao terreno e ao meio-ambiente, a produção agrícola não é suficiente para as pessoas aguentarem todo o ano".

"Acredito que, como reconheceu a Save The Children, há carências e o que devemos ver é o relatório como um alerta para fazermos melhor e melhorarmos a situação das crianças a nível nacional", afirmou, ressalvando que muitas vezes os números das organizações internacionais não refletem aquilo que se passa no país.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Luis Guterres,

Aqui a Lucrécia participou na conferência do MSS, no mercado Lama, com o Prof. Dr. Bruto da Costa. A conferência para Malae discutir custou 200 000 Usd e para terminar foi jantar no Morabeza, o Restaurante mais caro de Dili!!
É assim que se resolvem as carências nutritivas do País??

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Que tal produzir feijão para compor com o arroz? É a mais vitaminada dobradinho do mundo

Mais lidas da semana