domingo, 19 de fevereiro de 2012

MARTÍRIO DOS ESTUDANTES SÃO-TOMENSES EM CUBA




“Levamos nove meses sem receber o subsídio do governo, num pais que é do vosso conhecimento que não podemos trabalhar e nem fazer nenhum evento”.

Cuba, 21 de Janeiro de 2012

Excelências:

Antes de mais, nós os estudantes Santomenses em Cuba (os de pre-grado e pos-grado) lhes apresentamos os nossos melhores comprimentos como filhos das ilhas verdes.

Estimados pais e encarregados de educação, é de lamentar a triste e árdua situação que estamos atravessando face o aumento do custo de vida e a crise económica que se vive hoje em dia o mundo circundante. É do nosso conhecimento que o nosso país também está sendo afetado por este mesmo flagelo, mas são sequelas que vem arrastando de anos trás anos, e que de momento não somos nós os que vamos pagar as tais culpas. Levamos nove meses sem receber o subsídio do governo, num pais que é do vosso conhecimento que não podemos trabalhar e nem fazer nenhum invento.

Estes tais atrasos do subsidio nos faz cair em grandes dividas e quando recebemos é somente para pagar dividas, e o saco segue sempre estando vazio, sabem de ante mão que um saco vazio não fica de pé…

Quando da visita oficial do Primeiro Ministro a Cuba nos prometeu pagar todas as dividas em atraso, e por as contas em dias, Perguntamos em que país vivemos?

Recebemos agora, sem ofensas, uma miséria de dinheiro que somente foi para pagar as dividas, e vos perguntamos, e os meses em atraso para quem ficara?

Nos meses que temos pela frente com que vamos viver?

Diz-se, São Tomé terra de leve-leve, devido este leve-leve, por isso que estamos como estamos até a data…Meus senhores vamos acabar com esta brincadeira de promessas falsas, se não podem cumprir, que não prometão mais do que não tenham para oferecer. Temos um atraso de nove meses e nos pagão três, será que na vossa mente um estudante pode progredir nos seus estudos desta forma?

São milhares de questões pendentes, e como aprendemos que as roupas sujas se deve lavar em casa, por isso que não estendemos mas as nossas suplicas. A vossa má gestão nos faz por o próprio nome do país em causa, mas num bom termo, se diz¨quem não deve não teme¨.

Exortamos, em nome da lei que protege os estudantes o pago dos subsídios em atraso, mesmo sabendo que o país esta nas situações que se encontra, não é nossa culpa, os fazedores da historia, estão ciente do que realmente outrora se passou para que hoje, nós paga-semos, e estamos pagando a vossa culpa.

Exigimos o pago dos subsídios em atraso para que depois não diga na praça pública “os estudantes de Cuba são rebeldes”, pois se o somos, é com a nossa grande razão. Esperamos, nos próximos dias que tenham a amabilidade de nos pagar os meses em atraso, para que o bom nome dos santomenses continue propagando pelo mundo, como bons estudantes.

Aquele cordial saludo, desde terras Cubanas les sauda, os estudantes Santomenses em Cuba.

Yuri Sebastiao da Moura
Gelson Alves Nunes
Samnio Lima
Davison Narciso
Helmute Barreto

Nota Página Global

Ciclicamente os estudantes são-tomenses em Cuba (também no Brasil) fazem saber da injustiça e abandono de que vêm sendo vítimas por parte do governo de São Tomé e Príncipe. A situação existe e mantem-se não por falta de dinheiro mas sim por falta de vergonha, falta de competência e desprezo pela mais-valia que os estudantes em Cuba representam para o país. Uma clique de políticos desprovida da consciência e de honestidade tem conseguido arrastar o nome do país na lama sem necessidade. É demais. Urge pôr cobro a esta situação. Os políticos e governantes que evitem gastos supérfluos que fazem tantas vezes em proveito próprio, de familiares e de amigos, e terão de sobra para cumprir com as suas obrigações governativas e de cumprimento dos direitos dos cidadãos que procuram conhecimento e capacitações para servirem o país. Compete aos familiares dos estudantes em Cuba, amigos, colegas e a todo o povo são-tomense exigir que seja cumprido o direito que assiste aos jovens que estão longe do país a estudar.

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana