segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Merkel defende regulação financeira para evitar "novas crises mundiais"



PSP - Lusa

Berlim, 13 fev (Lusa) - A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje o processo multilateral de reformas do sistema financeiro internacional no sentido da regulação para evitar novas crises mundiais como a de 2008.

Merkel reconheceu, numa conferência de imprensa após um encontro em Berlim com especialistas sobre a "nova arquitetura dos mercados financeiros", que a comunidade internacional "ainda não superou as consequências da crise financeira e económica".

"Deve continuar-se a trabalhar intensamente" para regular "cada produto" financeiro, disse Merkel após a reunião em que também participou o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble.

De acordo com a chanceler alemã, apesar dos avanços conseguidos a nível europeu e do G20, o mundo ainda não está preparado para "aguentar" uma crise financeira como a de 2008.

O grupo de especialistas apresentou a Angela Merkel um pacote de propostas que pretende impôr reformas nos mercados financeiros no sentido da "regulação indireta" do "sistema bancário na sombra" (Shadow banking). Ou seja, junto da rede de empresas que, apesar de não serem legalmente instituições financeiras, funcionam como se fossem organizações bancárias.

Segundo as propostas, depois de se exigir uma maior transparência a essas entidades pode dar-se então o passo em direção à "regulação direta" junto dos "atores" e dos "produtos financeiros".

A proposta considerada realista pelos participantes não prevê a criação de um novo organismo que identifique ou analise informações sobre as "entidades na sombra", porque instituições como o Banco Central Europeu, no caso da Zona Euro, podem ajudar a fazer o trabalho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana