segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

George Soros acusa Merkel de conduzir a Europa na direcção errada



Público - AFP - ontem

O multimilionário norte-americano George Soros considera que a chanceler alemã Angela Merkel “tem conduzido a Europa na direcção errada” e acredita na repetição dos erros da crise de 1929, numa entrevista ao Der Spiegel.

“Admiro a chanceler Merkel pela sua capacidade de liderança. Mas, infelizmente, ela está a conduzir a Europa na direcção errada”, disse Soros ao semanário alemão.

O multimilionário defende “a reanimação da conjuntura nos Estados europeus em crise através da injecção de dinheiro, mais do que forçar os Governos à poupança”. Caso contrário, avisa, “vamos repetir os erros que mergulharam a América de 1929 na Grande Depressão. É isso que Angela Merkel não compreende”, afirmou.

Face à crise de 1929 nos Estados Unidos, o então Presidente Franklin Roosevelt lançou em 1933 o “New Deal”, uma política inspirada pelo economista britânico John Keynes, marcada por uma reforma do sistema bancário e pelo lançamento de grandes obras para relançar a economia americana.

De acordo com o Der Spiegel, Soros já não advoga a ideia de implicar o Fundo Monetário Internacional (FMI) na gestão da crise. “A Europa deve ser capaz de resolver os seus problemas sozinha”, considerou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana