quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PARLAMENTO SÃO-TOMENSE DOMINADO POR POLÉMICA



MYB - Lusa

São Tomé, 15 Fev (Lusa) - A Assembleia Nacional (parlamento) de S. Tomé e Príncipe está dominada por uma polémica sobre a renúncia de um deputado do Partido de Convergência Democrática (PCD), que impediu hoje que uma sessão plenária fosse concluída.

Sebastião Pinheiro, conotado como próximo do partido no poder, o Ação Democrática Independente, pretende passar para independente, o que o PCD recusa terminantemente apesar de o presidente do parlamento, Evaristo Carvalho, ter aceitado um requerimento do deputado entregue há cerca de um mês.

O PCD aproveitou o período antes da ordem do dia para levantar a questão e o líder parlamentar do partido, Delfim Neves, acusou Evaristo de Carvalho de "estar a dirigir a sessão plenária sem imparcialidade", quando o presidente do parlamentou tentou agendar para outra sessão um debate sobre o caso do deputado.

O PCD pediu a suspensão da sessão plenária por um período de 15 minutos para consultas e no final entrou na sala com o presidente do partido, Xavier Mendes, a anunciar que substituía o deputado Sebastião Pinheiro.

A confusão instalou-se de seguida na sessão plenária com a bancada do ADI a defender a continuidade do deputado e o PCD e o Movimento de Libertação de S. Tomé e Príncipe (MLSTP) a defenderem o seu afastamento, obrigando à suspensão da sessão.

Evaristo de Carvalho advertiu que a polémica poderá criar uma crise política no país.

Leia mais sobre São Tomé e Príncipe - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana