sábado, 18 de fevereiro de 2012

PM australiana diz que país vai continuar a apoiar Timor-Leste



MSE - Lusa

Camberra, 18 fev (Lusa) - A primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, disse hoje que as autoridades australianas vão continuar a apoiar Timor-Leste, num encontro com o seu homólogo Xanana Gusmão, que iniciou na sexta-feira uma visita ao país.

"O povo australiano tem há muitas décadas uma afinidade especial com Timor-Leste", afirmou a primeira-ministra australiana, citada pela agência noticiosa AAP, sublinhando que a Austrália é um parceiro dedicado em ajudar o país a tornar-se numa Nação estável, pacífica e mais próspera.

Xanana Gusmão iniciou na sexta-feira uma visita oficial do país para lançar um livro de discursos e participar na cerimónia de homenagem aos heróis da II Guerra Mundial.

No encontro, Julia Gillard disse também que não podia estar presente nas comemorações do décimo aniversário da independência do país, a 20 de maio, mas que se fará representar pelo governador-geral Quentin Bryce, refere a AAP.

Durante o encontro, a primeira-ministra da Austrália ofereceu a Xanana Gusmão dois filmes, que as autoridades australianas acreditam conter as primeiras imagens cinematográficas de timorenses, feitos ainda durante a presença portuguesa.

O primeiro-ministro timorense, que termina a visita ao país na quinta-feira, participa domingo em Sydney numa cerimónia para assinalar os 70 anos de início da Batalha do Mar de Timor.

O livro, "Xanana Gusmão: Estratégias para o futuro", será lançado em Sydney e na Universidade de Vitória, em Melbourne.

Sem comentários:

Mais lidas da semana