sábado, 25 de fevereiro de 2012

PM timorense lamenta morte de jornalista Marie Colvin, um "grande ser humano"



MSE - Lusa

Díli, 25 fev (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, lamentou hoje a morte da jornalista norte-americana Marie Colvin na quarta-feira em Homs, Síria, salientando que o mundo perdeu um "grande ser humano".

"A nossa irmã Marie Colvin deu mostras de uma enorme coragem no seu trabalho e de uma profunda humanidade em face da violência e do ódio", afirmou o primeiro-ministro timorense, citado em comunicado do Governo divulgado à imprensa.

Segundo o primeiro-ministro, Timor-Leste vai recordar "sempre a sua disponibilidade para sacrificar a sua própria vida para proteger 1.500 cidadãos timorenses em 1999".

"O mundo perdeu um grande ser humano e é com profunda tristeza que tomámos conhecimento da sua morte", referiu Xanana Gusmão.

Em 1999, Marie Colvin e outras duas jornalistas recusaram-se a abandonar um complexo da ONU, em Díli, onde se refugiaram 1.500 pessoas, na sequência do referendo pela independência de Timor-Leste e que durante quatro dias esteve a ser atacado por milícias.

"Este ato de coragem e de solidariedade não foi e nunca será esquecido", referiu o primeiro-ministro.

Marie Colvin, 56 anos, morreu na quarta-feira juntamente com o fotógrafo francês Rémi Ochlik, de 28 anos, num bombardeamento das forças do regime sírio a Homs, que feriu outros jornalistas estrangeiros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana