quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Portugal: Jornalista Pedro Rosa Mendes vai processar Luís Marinho por difamação



Maria Lopes - Público

Audição no Parlamento

O jornalista Pedro Rosa Mendes, que tinha uma crónica do programa Este Tempo, da Antena 1, vai processar o director-geral da RTP por difamação.

Na sua audição, ontem, na comissão de Ética, Luís Marinho fez críticas fortes a Pedro Rosa Mendes, dizendo que o jornalista tem “problemas em gerir a verdade das coisas”, referindo-se a alguns episódios mal explicados da sua saída da agência Lusa e de uma ida ao palácio presidencial a Luanda, alegadamente para pedir desculpas ao Presidente angolano.

Pedro Rosa Mendes está agora a ser ouvido pelos deputados na mesma comissão e considera que foi "difamando pelo directro-geral de uma forma absolutamente vil e cobarde". "São insinuações baixas que não me merecem outra resposta do que um processo de difamação", declarou o jornalista, adiantando que Marinho terá "oportunidade" de provar em tribunal aquilo de que o acusou no Parlamento.

Luís Marinho "repete insinuações de que eu terei ido a Angola numa viagam paga pelo governo de Luanda para pedir desculpa ao Presidente da República. Jamais existiu tal coisa", afirmou o jornalista. "Não admito a ninguém que questione a minha relação profissional com um país em que o seu Presidente e o seu fornecedor de armas tiveram dois processos judiciais que perderam sete anos depois", contou Pedro Rosa Mendes.

"Nunca pedi desculpa e nunca fui a Angola pago pelo seu Presidente. Há 10 anos que não vou a Angola – fui lá com um ilustrador, Alain Corbel. Em 15 anos só fui duas vezes porque fui considerado persona non grata", disse ainda.

Leia mais em Público

Sem comentários:

Mais lidas da semana