terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

“Timor-Leste deve mostrar ao mundo a sua maturidade política” – PR Ramos-Horta




Díli, 17 de Fevereiro de 2012 – O Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, presidiu a sessões de diálogo aberto com as comunidades de Los Palos e Souro, no distrito de Lautém, tendo apelado aos líderes políticos e candidatos presidenciais para reforçarem a paz. A visita a Lautém integrou-se na iniciativa presidencial “No caminho da paz e unidade nacional”, desenvolvida junto de comunidades locais em todos os distritos.

“Todos os líderes políticos timorenses têm de fazer um esforço para evitarem o mínimo conflito durante as eleições presidenciais e legislativas deste ano, para mostrar a nossa maturidade política, quando a comunidade internacional presta especial atenção às eleições no país”, declarou o Presidente na capital distrital, Los Palos.

O Presidente apelou aos líderes políticos para serem cuidadosos com as palavras e expressões usadas nos respectivos discursos e declarações e contribuírem para que Timor-Leste retenha a confiança da comunidade internacional.

O Chefe de Estado e laureado Nobel da Paz (1996) afirmou que, para atrair investimento estrangeiro, necessário ao desenvolvimento e consolidação da economia, é necessário assegurar paz e estabilidade.

“O reforço da paz não é só responsabilidade do Presidente da República. É um dever de todos, incluindo partidos políticos, sociedade civil e Igrejas”, acrescentou.

Sobre a sua candidatura às eleições presidenciais de 17 de Março próximo, o Presidente Ramos-Horta disse que, seja ou não reeleito, permanecerá no país e apoiará o governo e o novo presidente nas suas responsabilidades de erradicação da pobreza em Timor-Leste.

O distrito de Lautém ocupa a ponta leste da Ilha de Timor, a cerca de 250 quilómetros da capital nacional, Díli, e tem 60,218 habitantes, segundo o Censo de 2010.

O distrito inclui cinco sub-distritos – Iliomar, Lautém, Los Palos, Luru e Tutuala. Além das línguas oficiais, Tétum e Português, é amplamente falado no distrito o Fataluku, uma língua de origem Papua, também falada na Papua Nova Guiné.

Sem comentários:

Mais lidas da semana