sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cavaco evoca "contributo fundamental" de João Carrascalão para a democracia timorense



PGR (SBR) - Lusa

Lisboa, 18 fev (Lusa) -- O Presidente de Portugal enviou hoje ao homólogo timorense uma mensagem de condolências pela morte do dirigente político João Carrascalão, louvando o "contributo fundamental" deste para a construção da democracia em Timor-Leste.

"João Carrascalão deu um contributo fundamental para a construção de um Estado de Direito democrático em Timor-Leste, devendo ser recordado pelo seu exemplo na defesa dos valores em que assenta a jovem democracia timorense", escreveu Aníbal Cavaco Silva numa mensagem endereçada a José Ramos-Horta, e publicada no 'site' na Internet da presidência portuguesa.

Manifestando a sua "profunda consternação" pela morte de Carrascalão, Cavaco Silva expressou em seu nome e no do povo português "as mais sinceras condolências".

João Viegas Carrascalão morreu na sexta-feira, aos 65 anos, em Díli. Líder histórico da União Democrática Timorense (UDT, primeiro partido criado em Timor-Leste depois do fim da ocupação portuguesa), Carrascalão era atualmente embaixador timorense na Coreia do Sul, cargo que exercia desde 2009.

Carrascalão estudou topografia em Angola e especializou-se em cartografia na Suíça. Ainda durante a administração portuguesa, dirigiu o Departamento de Geografia, e foi responsável pelas infraestruturas na administração transitória das Nações Unidas em Timor-Leste que se seguiu ao referendo de 1999.


Sem comentários:

Mais lidas da semana