domingo, 19 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: PM LEMBRA EM SIDNEY LIGAÇÃO COM A AUSTRÁLIA



MSE - Lusa

Sydney, 19 fev (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje em Sidney, Austrália, nas comemorações dos 70 anos de início da Batalha do Mar de Timor, que os dois países têm uma profunda ligação forjada naquela guerra.

A 19 de fevereiro de 1942 a cidade australiana de Darwin foi bombardeada por forças japonesas que também invadiram Timor-Leste.

"Esta ligação forjada na guerra ajudou a causa de Timor-Leste", afirmou Xanana Gusmão, citado pela Radio Australia News, na inauguração de uma exposição para assinalar a efeméride.

Barry Grant, da Associação Australiana de Comando, disse que a Austrália tem "uma dívida de gratidão" com o povo timorense, porque sem ele os comandos australianos teriam "simplesmente desaparecido".

O primeiro-ministro timorense iniciou sexta-feira uma visita oficial à Austrália para participar nas cerimónias dos 70 anos do início da batalha do Mar de Timor e lançar o livro, "Xanana Gusmão: Estratégias para o Futuro", em Sidney e na Universidade de Vitória, em Melbourne.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Esta ligação forjada na guerra ajudou a causa de Timor-Leste".

Sim senhor PM, de tanto ajudou que levou o governo de Canberra estar ao lado dos indonésios por quase 25 anos de ocupação do teu país. E Austrália ‘forja’ com qualquer país que faz ela se sentir a ‘boss’ na esfera política.

Mais lidas da semana