quarta-feira, 7 de março de 2012

Angola acolhe em abril reunião ministerial para abordar questões financeiras



NME - Lusa

Luanda, 06 mar (Lusa) - Angola acolhe em abril uma reunião ministerial da Comissão do Golfo da Guiné para tratar de questões orçamentais, a principal inquietação no desenvolvimento das ações da organização, disse hoje em Luanda o seu secretário-executivo.

Miguel Trovoada fez o anúncio após um encontro com o chefe da diplomacia angolana, Georges Chicoti, atual presidente do Conselho de Ministros da organização.

Angola detém desde 2009 a presidência da Comissão do Golfo da Guiné, organização que não tem realizado as suas reuniões estatutárias devido a várias dificuldades, sobretudo financeiras.

"Temos um orçamento relativamente modesto (...) votado sob a pressão da crise económica e financeira de 2008 e 2009, praticamente os orçamentos foram reconduzidos em termos globais em 2010 e 2011. É evidente que esse orçamento não será suficiente para implementarmos e desenvolvermos a ação da nossa organização", lamentou Miguel Trovoada.

De acordo com o secretário executivo da Comissão do Golfo da Guiné, com sede em Luanda, a terceira cimeira de Chefes de Estado prevista para ter lugar na Guiné Equatorial também está a aguardar orientações "ao mais alto nível" para a sua realização.

Miguel Trovoada disse que a organização tem sido chamada a desempenhar um papel importante no quadro da problemática da estabilidade e segurança daquela região, que enfrenta um incremento de ações de pirataria.

"Pensamos que podemos dar um passo qualitativo a partir da próxima reunião ministerial para saber exatamente onde vamos, como vamos e com quem vamos", salientou Miguel Trovoada, acrescentando que todos os oito Estados membros "estão mobilizados" para o avanço da organização.

A Comissão do Golfo da Guiné foi criada em 2001 e integra além de Angola, a República Democrática do Congo, República do Congo, Guiné Equatorial, Camarões, Gabão, Nigéria e São Tomé e Príncipe.

Sem comentários:

Mais lidas da semana