terça-feira, 20 de março de 2012

Angola: Forças Armadas realizam jornada de combate à tuberculose



NME - Lusa

Luanda, 20 mar (Lusa) - As Forças Armadas Angolanas (FAA) promovem na quinta-feira em Luanda uma jornada de combate à tuberculose, em comemoração do dia mundial contra a doença, a 24 de março, referiu uma nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

Os dados sobre a tuberculose em 2011 em Angola ainda não foram divulgados pelas autoridades sanitárias do país, mas em 2010, o Hospital Sanatório de Luanda, unidade de referência no tratamento desta doença, registou mais de 30 mil casos.

De acordo com a nota de imprensa do Estado-Maior General das FAA, a jornada visa prevenir e controlar a tuberculose no país, com vista à redução da morbilidade e mortalidade entre os efetivos militares e familiares.

No encontro pretende-se igualmente executar ações de informação, que visam prevenir a tuberculose, melhorar o diagnóstico precoce nas unidades militares, incentivar as ações de educação para saúde e reforçar a implementação da estratégia do tratamento diretamente observado.

Durante a reunião, os participantes vão analisar a situação da tuberculose em Angola, um tema que será apresentado pela diretora do Programa Nacional de Combate à Tuberculose, Conceição Palma.

A problemática do tratamento da tuberculose em meio hospitalar, a situação da tuberculose nas FAA, o seguimento do doente tuberculoso em ambulatório, o estudo da resistência no tratamento da doença, entre outros temas, integram o programa do evento, que termina na sexta-feira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana