sexta-feira, 9 de março de 2012

Brasil: Abraço Ceará repudia repressão à rádio de Santana do Acaraú



Pulsar

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) do Norte do Ceará divulgou nota de repúdio ao fechamento da Rádio Comunitária de Santana do Acaraú pela Polícia Federal.

Na ocasião do fechamento, que ocorreu no dia 14 fevereiro, estiveram presentes na emissora dois policiais e duas delegadas sem mandado judicial.

Sob ameaças de ser preso, o integrante da comunitária Júlio Anselmo foi obrigado a entregar o transmissor e mesa de som da rádio. Já Francisco Podoia, ainda que explicasse que a rádio pertencia à Associação de Formação Cultural e Social (Afocus), foi acusando de ser o dono da comunitária.

Por meio de carta, a Abraço reforça que Santana do Acaraú é “um daqueles municípios do Brasil que não tem voz”, pois não existe na cidade nenhuma rádio comunitária autorizada pelo Ministério das Comunicações.

Ainda de acordo com a entidade, “o único crime que a Rádio Comunitária de Santana do Acaraú cometeu foi dar voz ao povo da cidade”. A Abraço pede que o governo federal, em especial o Ministério das Comunicações, busque tratar a população que luta pelos direitos humanos como cidadã e não como criminosa.

Também considera urgente e necessária a abertura de um canal e a liberação da outorga de rádio comunitária para o município cearense de Santana do Acaraú. Por fim, a Abraço solicita a extinção do processo contra os comunicadores comunitários e a devolução dos equipamentos apreendidos. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana