terça-feira, 6 de março de 2012

Cabo Verde - DESEMPREGO: UM PROBLEMA PARA A MINISTRA




João Silvestre Alvarenga – Liberal (cv), opinião, em Colunistas

Os jovens são fustigados pelo desemprego (71%), menos de 1/3 daqueles que se encontram com idade 18 a 30 anos têm acesso ao ensino superior e o rendimento dos jovens é dos mais baixos dentre todos os grupos de idade

Cabo Verde é uma sociedade com uma população jovem muito expressiva. Tal população demanda uma série de políticas públicas específicas para um adequado e equilibrado desenvolvimento dessa camada sócio demográfica.

Com efeito, realizamos um estudo inquirindo cerca de 1.200 indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, na cidade da Praia, sobre suas condições de vida e a seguir apresentamos, parcialmente, os resultados:

Da amostra seleccionada, 48% era do sexo masculino e 52% do sexo feminino; 9% declararam ser analfabetos, 28% com ensino primário ou cursando, 40% com ensino secundário ou cursando e 23% com ensino superior ou cursando; 49% diz estar empregado e 51%, desempregado (essa taxa elevada de desemprego destoa daquela apresentada pelo INE ou outros organismos públicos porque as metodologias usadas são diferentes. No caso em pauta, perguntamos se a pessoa está empregada ou não, desconsiderando o facto de estar ou não à procura de emprego).

O desemprego é um problema grave que afecta mais da metade da população inquerida (51%) e de forma desigual, em termos de idade, sexo e escolaridade.

Os jovens (de 18 a 24 anos) e os mais velhos (com 61 anos ou mais) são os grupos mais fortemente atingidos pelo desemprego. As mulheres apresentam uma taxa de desemprego superior à dos homens em todas as faixas de idade, em média, mais 10%, com excepção no grupo de idade “31 a 36 anos”. Quanto à escolaridade, os que sofrem mais com o desemprego são os analfabetos.

Os jovens são fustigados pelo desemprego (71%), menos de 1/3 daqueles que se encontram com idade 18 a 30 anos têm acesso ao ensino superior e o rendimento dos jovens é dos mais baixos dentre todos os grupos de idade.

Não obstante a existência de um Ministério com competência para a área da juventude emprego e promoção social, em tese, a situação nessas áreas é lastimável, pelo menos, na cidade da Praia, isso sem contar o problema crítico da delinquência e criminalidade juvenil que tem aterrorizado a população dos centros urbanos e matando jovens dia sim, dia não.

Seria desejável que a Sra. titular da pasta dessas áreas pudesse apresentar resultados concretos de projectos bem concebidos e não se limitasse as suas intervenções a meras propagandas televisivas aquando de suas aparições.

*Com gráficos no original

Sem comentários:

Mais lidas da semana