terça-feira, 27 de março de 2012

Cabo Verde: Governo português garante continuidade de transporte de doentes para Portugal



CLI - Lusa

Cidade da Praia, 26 mar (Lusa) - O secretário de Estado da Saúde português disse hoje na Cidade da Praia que Portugal vai manter o número de doentes transportados anualmente de Cabo Verde nos casos em que o arquipélago não tenha condições de garantir o tratamento.

Manuel Teixeira, que se encontra desde hoje de visita a Cabo Verde, falava aos jornalistas no final de um encontro com a ministra da Saúde cabo-verdiana, Cristina Fontes Lima, em que foram discutidas formas de melhorar a cooperação bilateral no domínio da saúde.

Na questão do transporte de doentes, Manuel Teixeira garantiu que Portugal vai continuar a apoiar Cabo Verde e que a crise não irá afetar a cooperação já existente.

"É ótimo que haja capacidade de atender os doentes logo em Cabo Verde, porque há um ganho na questão da proximidade. Mas a nossa postura é a de apoiar sempre que houver necessidade. Todos os casos em que seja necessário, em que não existe a capacidade de dar a boa prestação em Cabo Verde, Portugal está disposto a dar esta prestação", disse.

Manuel Teixeira, que visitou o centro de hemodiálise do Hospital Agostinho Neto, ainda em construção e que conta com o apoio do Governo de Lisboa, lembrou que existem atualmente em Portugal 125 doentes renais oriundos de Cabo Verde.

O governante português salientou também a importância do centro de hemodiálise na Cidade da Praia, uma vez que permitirá fazer este tratamento em Cabo Verde, constituindo uma mais valia para os doentes e as famílias.

"Quando o centro começar a prestar estes cuidados será ótimo. Neste momento, existem 125 doentes cabo-verdianos a receber tratamento de hemodiálise em Portugal, mas acredito que nem todos voltem quando o centro estiver pronto, porque o centro tem capacidade limitada. Será um processo faseado, mas iremos continuar a apoiar Cabo Verde neste domínio", assegurou.

Manuel Teixeira garantiu ainda que Portugal vai continuar a apoiar Cabo Verde também no quadro das Parcerias Público Privadas (PPP) no setor da Saúde.

Cristina Fontes Lima, por seu lado, indicou que Cabo Verde quer, com o apoio de Portugal, não só conhecer as boas práticas, mas também o que não tem resultado, para saber que caminho escolher.

"Queremos mais do que assessoria, mas também uma cooperação visando maior aprofundamento no que se refere ao sistema de evacuações e pontos focais nas especialidades, bem como a solicitação de assistência técnica para outros problemas neste setor", realçou.

Durante o encontro entre os dois governantes foram também abordadas questões relacionadas com a assistência técnica, sobretudo no que se refere à prescrição médica com receitas eletrónicas, assim como a ligação com as farmácias.

Manuel Teixeira está em Cabo Verde para participar terça e quarta-feira no fórum "A Complementaridade e as Parcerias Público Privadas (PPP) na Área da Saúde", organizado pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde, em que serão debatidos os mecanismos de complementaridade entre os setores públicos e privado na área da saúde.

Participaram no fórum representantes das instituições e empresas nacionais e internacionais com intervenção na saúde, bem como representantes das ordens profissionais e responsáveis do Ministério da Saúde cabo-verdiano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana