terça-feira, 27 de março de 2012

Empresa municipal de Lisboa torna-se parceira de congénere na Cidade da Praia



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 26 mar (Lusa) - A EMEL assinou hoje um acordo com a câmara praiense com vista à criação da Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Cidade da Praia, que prevê a instalação de parquímetros e a construção de um silo automóvel.

A cerimónia contou com a presença dos presidentes das câmaras de Lisboa, António Costa, e da Cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva, bem como da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), Anacoreta Correia, e da EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa), António Júlio de Almeida.

Em declarações aos jornalistas, Correia e Silva salientou a importância da empresa municipal lisboeta no apoio à gestão do estacionamento e mobilidade em vários bairros da capital de Cabo Verde, como no centro histórico, conhecido por "Plateau", Achada de Santo António e Palmarejo.

"Vamos concretizar a criação da Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Cidade da Praia, onde vamos ter um parceiro técnico, que é a EMEL, e um sócio, que é a UCCLA, que vai permitir ter parquímetros no «Plateau» e um silo de estacionamento de 250 lugares", orçado em três milhões de euros, explicou o autarca praiense.

Adiantando aguardar que tudo possa começar a ser construído ainda este ano, Correia e Silva, que terá de enfrentar pelo meio as eleições autárquicas (terão de ser marcadas para entre 17 de maio e 17 de julho), salientou que a cidade terá de ter maior qualidade de circulação viária, mais estacionamento e menos pressão dos automóveis.

"A nova empresa terá o exclusivo da gestão de todo o parque de estacionamento, construído e a construir, para que a cidade tenha mais qualidade na circulação viária, uma vez que há muita pressão dos carros sobre as ruas e passeios", salientou o autarca, indicando que o silo se situará nas traseiras do Parque 5 de julho.

António Costa, que chegou no domingo à noite à Cidade da Praia para uma visita de dois dias à capital cabo-verdiana, assumiu aos jornalistas que é apenas "um amigo e um padrinho" da iniciativa, uma vez que é a UCCLA que, através da EMEL, vai apoiar a nova política de mobilidade e estacionamento.

"É uma iniciativa que, através da UCCLA, visa valorizar uma plataforma de cooperação multilateral que a cidade de Lisboa tem vindo a desenvolver há muito e que antecede a criação da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em 1996), uma vez que remonta aos tempos de (Nuno Krus) Abecasis (1979/89)", disse.

António Costa adiantou que outra empresa municipal de Lisboa, a EPUL (Empresa Pública de Urbanização de Lisboa), assinará na terça-feira um acordo de cooperação, igualmente através da UCCLA, com a câmara de Santa Catarina (Assomada, 40 quilómetros a norte da Cidade da Praia) para apoiar uma urbanização já em curso.

Por seu lado, em declarações à Agência Lusa, o presidente da UCCLA lembrou que a instituição tem desenvolvido ações entre empresas municipais e cidades para as "irmanar" com as de outras urbes.

"Vamos servir de articulação entre a EMEL, com grande experiência de estacionamento, e a câmara da Cidade da Praia, e a EPUL e a câmara de Santa Catarina. No primeiro caso, a iniciativa terá de ter bons resultados, porque outras cidades estão muito interessadas na experiência", disse, realçando, sem apontar, urbes de Angola e Moçambique.

Sem comentários:

Mais lidas da semana