terça-feira, 13 de março de 2012

Ex-guerrilheiro da Renamo detido pela PRM acusado de espionagem em Nampula...




… pode correr risco de vida


Um dos trinta e quatro homens detidos pela Policia da Republica de Moçambique (PRM) na sequência do assalto à Delegação do partido Renamo na cidade Nampula é apontado como sendo um espião pela equipa dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE), que está a fazer acariações e investigações aos alegados ex-guerrilheiros da Renamo. Trata-se de Maulembo Maulempo Lauter que exercia, até a altura da sua detenção, funções nos Serviços de Inteligência pessoal do líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

Segundo fontes bem colocada no Comando Provincial da Policia da República de Moçambique em Nampula, Maulembo, que é um ex-guerrilheiro natural de Sofala, terá sido incumbido de fazer investigações estratégicas sobre a localização do comando provincial e outros serviços de segurança ao nível das províncias da região norte de Moçambique, incluindo a Zambézia.

As nossas fontes adiantam que a sua missão em Nampula era descobrir os meios necessários para eventuais ataques e/ou invasões aos referidos locais estratégicos do Governo em Nampula.

Os nossos informadores referem que o Maulembo terá sido visto em várias ocasiões a visitar detidos nas quatro celas que o Comando Provincial possui. Aliás soubemos ainda que o alegado espião da Renamo terá tentado em vão falar com o comandante Provincial mas que nunca teve a oportunidade por causa da agenda interna do número um da policia na província.

Entretanto apuramos que Maulembo Maulempo Lauter terá sido submetido à intensos interrogatórios e ainda terá sido torturado pelos agentes do SISE que estão em Nampula.

Neste momento o Comando Provincial da Polícia reportou os factos recolhidos nos interrogatórios a Maulembo ao Comando Geral na capital do país e aguarda instruções sobre o que fazer com o detido, havendo sido aventada a hipótese de fazer desaparecer este alegado espião pois as informações que tem são preciosas e não podem cair em mãos erradas.

Polícia afirma que ainda está investigar os homens da Renamo

Na sequência destas informações não oficiais a nossa reportagem falou com o porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, Inacio João Dina, que desmentiu a existência de algum plano para fazer desaparecer algum dos homens da Renamo ora detidos nas celas da sua Instituição.

Segundo o porta voz da PRM neste momento decorre um processo de investigação a cada um dos ex-guerrilheiros da Renamo, e aos homens da guarda pessoal do líder do partido Renamo, e depois de apurados os crimes que possam ter cometido poderão vir a responder criminalmente pelos actos que tenham cometido.

Sobre o alegado espião, Maulemba Maulemba Lauter, Inácio Dina afirmou não ter havido nenhuma tortura nem qualquer outro tipo de pressão violenta sobre o detido e que não existe nenhum plano para o fazer desaparecer.

Sem comentários:

Mais lidas da semana