terça-feira, 13 de março de 2012

Moçambique: 2.300 empresas de construção civil faliram nos últimos 10 anos



Angola Press

Maputo - Um total de 2.300 empresas de construção civil faliram nos últimos 10 anos em Moçambique, devido a incapacidade financeira e técnica, indicou hoje (terça-feira) o presidente da Federação Moçambicana de Empreiteiros.

Segundo Agostinho Vuma, em 2010 Moçambique tinha 2.739 firmas de construção civil, mas em 2011 apenas 439 renovaram o alvará, "situação que traduz um nível de falência de cerca de 85 porcento".

"Isto significa que há muitas empresas do sector de construção civil nacionais a falir. Falta-lhes capacidade financeira e técnica", disse o presidente da Federação Moçambicana de Empreiteiros.

A expansão do sector de construção civil em Moçambique não tem beneficiado as empresas nacionais, pois a maioria das obras são adjudicadas a empreiteiros estrangeiros, devido à sua pujança financeira e técnica, acrescentou Agostinho Vuma.

"O país fica com as obras, mas perde em divisas e conhecimento porque as empreitadas são financiadas de fora e são executadas por empreiteiros estrangeiros", declarou o presidente da Federação Moçambicana de Empreiteiros, defendendo reformas no sector da construção civil.

Sem comentários:

Mais lidas da semana