sexta-feira, 9 de março de 2012

Governo de Macau promove primeiro curso de verão de língua portuguesa em Lisboa



FV – Lusa, com foto

Macau, China, 09 mar (Lusa) - O Governo de Macau criou o primeiro curso de verão de língua e cultura portuguesa em Lisboa para alunos do ensino superior, numa iniciativa que junta o Instituto Português do Oriente e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

"Pensamos que é muito útil para os alunos porque Macau é uma cultura mista e o português é uma das língua oficiais", disse Stephanie Io, do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau, na apresentação do curso de verão em Lisboa "O Ser e saber da língua portuguesa".

Limitado a 100 vagas, o curso destina-se aos alunos de Macau que frequentam cursos de bacharelato e licenciatura na Região e no estrangeiro, e é realizado em duas fases. A primeira decorre em Macau, entre abril e julho, no Instituto Português do Oriente, e a segunda, em Portugal, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para onde seguirão em agosto os 28 melhores alunos da primeira fase.

A iniciativa é custeada pelo Governo de Macau, que estima gastar entre 20 a 30 mil patacas (cerca de dois a três mil euros) por cada aluno selecionado para a formação em Portugal.

O curso de verão em Lisboa tem a duração de quatro semanas e abrange visitas culturais, para "enriquecer os conhecimentos sobre a história e cultura portuguesa".

"Penso que vamos receber centenas de inscrições e podemos até superar as mil candidaturas. É muito aliciante para os estudantes porque inclui a viagem e a possibilidade de contactar diretamente com a língua e cultura", declarou.

Todos os alunos podem candidatar-se, à exceção dos que estão no último ano do bacharelato ou licenciatura. As inscrições abriram hoje.

Leia mais sobre Macau – procure na barra lateral o banner de Macau ou os símbolos para se ligar aos países lusófonos

Sem comentários:

Mais lidas da semana