MSE - Lusa
Díli, 09 mar (Lusa) - A campanha eleitoral para as presidenciais de dia 17 em Timor-Leste, que começou a 29 de fevereiro, chega no sábado a Díli com um comício no Campo da Democracia do candidato Taur Matan Ruak.
A campanha termina oficialmente na quarta-feira, mas até agora os únicos indícios de campanha eleitoral na capital timorense são os cartazes dos candidatos a apelar ao voto, espalhados pelas principais artérias da cidade.
Naos primeiros dez dias de campanha, os candidatos deixaram a capital timorense, onde está concentrado o maior número de eleitores, 123.883 dos 628.454 que vão votar no próximo dia 17, para os últimos dias da campanha.
Só a partir de sábado é que os eleitores de Díli, que ainda não tinham recebido nenhuma ação de campanha, vão poder manifestar apoio aos seus candidatos.
O primeiro a apresentar-se é Taur Matan Ruak, apoiado pelo Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) do atual primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que vai fazer no sábado um comício no Campo da Democracia.
O ex-chefe das Forças Armadas do país, que se demitiu no final de agosto passado para se candidatar às presidenciais, abriu a campanha em Díli, mas deixou logo a capital rumo aos distritos.
Taur Matan Ruak encerra a sua campanha na terça-feira com um comício em Ermera, uma localidade que concentra alguns dos principais ex-peticionários que contestaram a sua liderança na crise militar e política de 2006.
Fernando La Sama de Araújo, atual presidente do parlamento e candidato apoiado pelo Partido Democrático, também está em Díli na segunda-feira e marca o encerramento da campanha na quarta-feira, também em Ermera.
Francisco Guterres Lu Olo, candidato apoiado pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), chega à capital timorense na quarta-feira para fazer o seu comício de encerramento em Tasi Tolu, na saída oeste de Díli.
A candidatura de José Ramos-Horta, atual Presidente do país e que disse em entrevista à agência Lusa que não iria fazer campanha, dá uma conferência de imprensa terça-feira na sede da candidatura no Bairro Pité, em Díli.
O encerramento da campanha de Ramos-Horta será feito em Maliana, capital do distrito de Bobonaro.
Dos restantes candidatos, apenas Manuel Tilman, Maria do Céu Lopes da Silva e José Luís Guterres encerram a campanha em Díli. Os outros vão estar no enclave de Oecussi e Liquiçá, perto da capital.
Até sábado, os cartazes espalhados pelas principais artérias da cidade continuam a anunciar uma campanha eleitoral que tardou em chegar à capital.
Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.
ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral
Sem comentários:
Enviar um comentário