segunda-feira, 12 de março de 2012

Guiné-Bissau: Candidatura de Kumba Ialá denuncia alegadas fraudes em preparação



MB - Lusa

Bissau, 12 mar (Lusa) - A diretoria da campanha do ex-Presidente da Guiné-Bissau, Kumba Ialá, denunciou hoje alegadas fraudes em preparação para serem executadas nas eleições presidenciais antecipadas do próximo dia 18.

A denúncia foi feita por Artur Sanha, antigo primeiro-ministro e atual diretor adjunto da campanha de Kumba Ialá, em conferência de imprensa.

"São horas de questionarmos tudo quanto possível sobre as eleições que vão ter lugar no dia 18, porque a desordem na administração do processo eleitoral que o Governo do PAIGC está a levar a cabo, desde o início deste processo, leva-nos a concluir que está em curso a facilitação de fraudes", defendeu Artur Sanhá.

De acordo com Sanhá, a fraude em preparação é motivada pela forma como decorre a atribuição de cartões de segunda via aos eleitores, pela falta de informação sobre os locais onde são atribuídos os cartões e ainda pela ausência de transparência nos equipamentos eleitorais.

Sanhá afirmou que o Governo e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) estão a pensar utilizar no dia da votação dois tipos de urnas diferentes o que, disse, poderá trazer confusão aos eleitores.

O vice coordenador da campanha de Kumba Ialá disse que a CNE pretende usar urnas usadas nas eleições legislativas de 2008 e as que foram utilizadas nas presidenciais antecipadas de 2009.

"O mais grave nisto tudo é que as urnas têm cores, formatos e tamanhos diferentes e ainda por cima os selos fabricados [para selar o recipiente] não cabem na ranhura das urnas. Já soubemos que a CNE pretende furar as urnas para que os selos possam caber", explicou Artur Sanhá para ilustrar o que disse ser atitudes deliberadas para facilitar a fraude eleitoral.

O dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), que apoia Kumba Ialá, diz não compreender porque é que o Governo não mandou fazer urnas de uma só cor. "Todos os dias ouvimos falar em dinheiros que são oferecidos" para a organização da eleição do próximo domingo", lembrou.

Artur Sanhá avisa as organizações da sociedade civil de que o PRS e a candidatura de Kumba Ialá não irão aceitar resultados forjados com base em "manobras fraudulentas".

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais antecipadas no próximo domingo devido ao falecimento, em janeiro passado, do Presidente Malam Bacai Sanhá, vítima de doença.

Leia mais sobre Guiné-Bissau - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana