quinta-feira, 8 de março de 2012

MILHARES DE PESSOAS NO FUNERAL DO PRIMEIRO PRESIDENTE DE TIMOR-LESTE



MSE - Lusa

Díli, 08 mar (Lusa) - Milhares de pessoas participaram hoje no funeral de Francisco Xavier do Amaral, primeiro Presidente e proclamador da independência de Timor-Leste, que decorreu no Jardim dos Heróis, em Metinaro, a cerca de 30 quilómetros a Leste de Díli.

Depois da missa celebrada na catedral da capital timorense, milhares de pessoas que se deslocaram em carros, motociclos e transportes públicos entupiram a estrada entre Díli e Metinaro para prestar a sua última homenagem a um dos fundadores da Nação.

No cemitério, a cerimónia começou com um discurso do Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, seguida da bênção da sepultura.

O enterro foi acompanhado por uma salva de tiros, seguido pela deposição de flores na campa pelas autoridades timorenses, corpo diplomático, representantes da ONU, das Forças Armadas e dos veteranos.

O primeiro Presidente de Timor-Leste e que declarou a independência em 1975 morreu terça-feira em Díli, vítima de doença prolongada.

Francisco Xavier do Amaral era candidato às presidenciais de dia 17 de março, em Timor-Leste.

O candidato tinha sido internado a semana passada e não estava a participar nas atividades da campanha eleitoral, que começou a 29 de fevereiro e termina na próxima quarta-feira.

A doença de Francisco Xavier do Amaral levou o parlamento timorense a reunir-se de emergência na semana passada para alterar a lei eleitoral, que antes previa a marcação de uma nova data para as eleições por incapacidade ou morte de algum candidato.

Sem comentários:

Mais lidas da semana