terça-feira, 27 de março de 2012

Moçambique: Governo acusa Malaui de vender milho moçambicano como "made in Malaui"



PMA - Lusa

Maputo, 26 mar (Lusa) - A Direção Provincial dos Transportes e Comunicações de Sofala, centro de Moçambique, acusou hoje exportadores do Malaui de venderem no estrangeiro milho moçambicano como sendo malauiano, defendendo a proteção do produto nacional.

Elcio Canda, da Direção Provincial dos Transporte e Comunicações de Sofala, disse num encontro com uma delegação da Conferência das Nações Unidas para o Comércio (UNCTAD), que os exportadores malauianos colocam "made in Malaui" no milho que compram em Moçambique.

O milho com o selo "made in Malaui" mas produzido em Moçambique é exportado através do Porto da Beira, centro do país, principal ponto de trânsito das exportações e importações malauianas, assinalou Elcio Canda.

"Isto acontece porque faltam condições para os próprios camponeses conservarem o milho para depois ser comercializado ou exportado a partir de Moçambique", denunciou Elcio Canda, citado pelo Diário de Moçambique, o principal diário do centro do país.

Na reunião, Canda disse que a solução passa por as autoridades e os agentes económicos moçambicanos criarem condições de conservação e comercialização de milho através de circuitos formais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana