quinta-feira, 1 de março de 2012

Polícia reforça contingente junto à sede da Renamo em Nampula -- Rádio Moçambique



LAS - Lusa

Maputo, 01 mar (Lusa) - A Polícia da República de Moçambique (PRM) reforçou o contingente junto à sede da Renamo em Nampula, norte do país, onde estão centenas de ex-guerrilheiros daquele partido, tentando resgatar um homem supostamente sequestrado, avançou hoje a rádio pública.

Segundo a Rádio Moçambique, que cita uma entrevista de um responsável da PRM à Voz da América, a polícia destacou a Força de Operações Especiais para reforçar o efetivo policial que vigia os ex-guerilheiros da Renamo naquela capital provincial.

Este contingente junta-se a outra unidade de elite, a Força de Intervenção Rápida (FIR), que vigia a sede da Renamo onde estarão cerca de 400 ex-guerrilheiros, ali concentrados desde dezembro.

O objetivo da polícia, segundo seu porta-voz provincial, Inácio Dina, é o resgate de um homem, supostamente sequestrado há 20 dias.

O mesmo responsável confirmou a detenção de Emane Puantão, 46 anos, por homens da Renamo, o que o partido tem desmentido, e disse que a polícia irá usar de todos os meios para o libertar.

No entanto, o porta-voz da PRM disse que a corporação privilegia uma solução negociada e pacífica, mas acusou os dirigentes da Renamo de não ignorarem "qualquer tipo de contatos".

Os ex-guerrilheiros estão concentrados desde dezembro de 2011 no bairro de Muatala, convocados pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que reside em Nampula, para os informar sobre a preparação de manifestações nacionais, anunciadas "para correr com a Frelimo do poder", mas que ainda não se realizaram.

Leia mais sobre Moçambique - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana