domingo, 18 de março de 2012

PROTESTOS EM NOVA IORQUE NOS SEIS MESES DO “OCCUPY WALL STREET”




Jornal de Notícias, com foto de Eduardo Muñoz, Reuters

Centenas de manifestantes assinalaram os seis meses do aniversário do "Occupy Wall Street" [Ocupa Wall Street] ao concentrarem-se no parque onde nasceu o movimento em Nova Iorque, e desafiando a polícia com a improvisação de uma tenda.

O cineasta Michael Moore juntou-se a cerca de 600 pessoas que entoavam "Todo o dia, toda a semana, ocupar Wall Street!" ["All day, all week, occupy Wall Street!"], na Praça da Liberdade (Parque Zuccotti), sob o olhar atento de dezenas de polícias.

A manifestação que teve início durante a noite, foi sendo reforçada com a chegada de mais protestantes que se afirmavam dispostos a passar a noite no local.

Pouco depois da meia-noite, os protestantes improvisaram uma tenda de papelão e lona, violando as regras que proíbem abrigos no parque.

Durante o dia de sábado, manifestantes marcharam junto a Wall Street, numa ação que resultou num número não especificado de detenções, informou a polícia.

O Parque Zuccotti foi o ponto de difusão do movimento para outros locais dos Estados Unidos e do mundo, numa iniciativa lançada em setembro de 2011 por anti-capitalistas, anarquistas e pessoas desiludidas com o seu futuro económico. O acampamento acabaria por ser desmantelado ao fim de dois meses.

Com a chegada da Primavera, estima-se que os líderes do movimento tentem recuperar a sua dinâmica.

Moore, que dirigiu filmes como "Capitalism: a Love Story" e "Fahrenheit: 9/11, disse que estava "excitado por ver o que iria acontecer". "Nós nunca tivemos nada assim neste país, ao abordarmos a situação económica", comentou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana