sexta-feira, 16 de março de 2012

RAPIDINHAS DO MARTINHO – 70. MOISÉS, SALVO DAS ÁGUAS



Martinho Júnior, Luanda

Vai fazer um ano que inaugurei a série “Rapidinhas do Martinho” referindo-me a “4 comboios chineses merecedores de Guiness Book” (http://paginaglobal.blogspot.com/2011/04/rapidinhas-do-martinho-01.html).

No texto dava conta do insólito que era naquela altura ver a linha do caminho-de-ferro Luanda – Malange, recentemente inaugurada, mergulhar nas águas duma lagoa que, por imprevidência dos engenheiros construtores do caminho-de-ferro e da auto-estrada que se expande em paralelo, provocou o “Capalanga Water Railways”!

O “China International Fund” de Hong Kong fundado em 2003, da qual fazem parte, entre outros, investimentos norte americanos ligados ao J. P. Morgan e à SONANGOL, demonstrava assim que possuía uma perícia no ramo muito distante das empresas estatais chinesas que produziram as outras maravilhas ferroviárias.

Desde então os empreiteiros, com a Odebrecht em primeiro plano, têm feito obras que visam impedir nova calamidade:

- Aumentaram o leito da lagoa entre a auto-estrada e o caminho-de-ferro de forma a que as enchentes tivessem uma bacia maior com cubicagem suficiente para as receber.

- Começaram a colocar betão nas suas margens (trabalhos em curso), de forma a impedir que elas se desagregassem.

- Começaram a construir uma vala na perpendicular, a fim de dar saída a excessos de caudais na direcção do rio Bengo (ainda não está pronta).

- Transferiram para o Zango, onde deram casa própria, uma parte da população afectada (trasladação ocorrida ao longo de 2011).

- Rezaram muito para que não chovesse, um êxito conseguido até ao momento (haverá um pacto secreto da Odebrecht com a Igreja Universal?).

De facto o comboio, “a nossa paixão”, agora circula escorreito, tal como Moisés: “salvo das águas”, salvando a honra desses muito pouco óbvios chineses do CIF!

De facto o CIF é uma engenharia com base numa das plataformas financeiras mais versáteis do mundo, Hong Kong, assim definida pelo Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/China_International_Fund_Limited; http://en.wikipedia.org/wiki/China_International_Fund; http://www.chinainternationalfund.com/):

“China International Fund Limited é uma empresa privada chinesa com sede em Hong Kong e um escritório em Pequim.

A empresa foi fundada em 2003 em Hong Kong para financiar projectos em grande escala de reconstrução nacional e desenvolvimento de infra-estrutura nos países em desenvolvimento, principalmente na África.

China International Fund Limited assinou acordos com os governos de Angola e da Guiné, sobre projetos de exploração nestes países.

Os acordos incluem bilhões de dólares em investimentos.

Acredita-se que é uma empresa controlada pelo governo chinês”…

Independentemente de acreditarem nisso ou não, das contas feitas com o CIF e com os empreiteiros por causa das obras mal feitas, assim como das respectivas indemnizações todavia não há pistas: em Angola é mais fácil salvar comboios das águas do que fazer as contas da reparação por danos, pelo menos dá-las a conhecer publicamente…

Foto: Lá vai o “Moisés”, “a nossa paixão” – foto tirada a 9 de Março de 2012.


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