sexta-feira, 16 de março de 2012

Timor-Leste: Milhares de eleitores rumam aos distritos para votarem nas presidenciais



MSE - Lusa

Milhares de eleitores timorenses, a maior parte dos quais estudantes, deixaram Díli, capital de Timor-Leste, rumo aos distritos para participarem nas eleições presidenciais que se realizam sábado.

Entre quinta-feira e hoje, centenas de carrinhas e camiões transportaram as pessoas que têm o seu registo eleitoral feito nos distritos, mas que estudam ou trabalham na capital, para escolherem qual dos 12 candidatos que participam no escrutínio vão eleger para terceiro Presidente da República do país, depois da restauração da independência a 20 de maio de 2002.

Domingos, um jovem que estuda em Timor-Leste, disse à agência Lusa na quinta-feira que estava à espera do autocarro para o levar para Baucau, onde vota.

"Se for preciso durmo aqui para apanhar na sexta-feira", disse, salientando que quer votar para eleger o próximo Presidente do país.

Domingas da Silva, do distrito de Viqueque, também esperava uma ligação para ir exercer o seu direito de voto.

Segundo Domingas da Silva, a chegada a Viqueque demora seis horas.

Celina Magalhães foi outra jovem timorense que disse à Lusa que estava à espera do carro para ir votar a Viqueque, onde está registada.

Para colmatar a falta de transportes públicos para levar tanta gente para os distritos, o governo de timorense requisitou também na quinta-feira vários camiões para transportarem estudantes para as suas zonas de residência.

O transporte foi garantido pelo governo, porque muitos daqueles estudantes não têm dinheiro para viajar para os distritos.

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral realizou entre junho e dezembro um recenseamento eleitoral, onde as pessoas podiam também atualizar os seus cartões de eleitores, nomeadamente a residência.

Cerca de 620 mil eleitores, num país com pouco mais de um milhão de habitantes, participam nas eleições presidenciais de sábado.

Participam no escrutínio 12 candidatos, entre os quais o atual chefe de Estado do país, José Ramos-Horta, que se recandidatou ao cargo.

Os outros candidatos são: Manuel Tilman, Taur Matan Ruak, Francisco Guterres Lu Olo, Rogério Lobato, Maria do Céu Lopes da Silva, Angelita Pires, Francisco Gomes, José Luís Guterres, Abílio Araújo, Lucas da Costa e Fernando La Sama de Araújo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana