quinta-feira, 15 de março de 2012

Timor-Leste/Eleições: Entre os 12 aspirantes presidenciais Lu Olo é o favorito – AFP-Terra



Timor-Leste elege presidente no sábado com paz como prioridade

Terra - AFP

Dez anos depois de sua independência, Timor Leste elegerá no sábado seu presidente, que terá a pesada tarefa de tirar o pequeno país da pobreza e garantir a paz uma vez finalizada a retirada dos Capacetes Azuis da ONU. Amontoados em velhos ônibus ou em grupos de até quatro pessoas em cada motocicleta, os partidários alegram com suas coloridas bandeirolas as poucas ruas asfaltadas da minúscula capital, Dili, com menos de 200 mil habitantes.

Vestindo camisetas com o símbolo de seus candidatos, lançam "vivas" que relembram seu passado de ex-colônia portuguesa, e com isso chamam momentaneamente a atenção de alguma vaca errante ou de crianças nuas que brincam nas poças deixadas pela última monção. "Faremos com que sejamos ouvidos nas urnas", disse Efrem Viegas, um estudante de 21 anos que participa de sua primeira campanha eleitoral. Trata-se apenas da segunda eleição presidencial realizada no país desde sua independência, em 2002.

O ambiente é visivelmente ameno, diferentemente das eleições presidenciais de 2007, que ocorreram em um ambiente de violência.

Assim, os 1,1 milhão de timorenses alimentam a esperança de uma paz duradoura que lhes permita sair da pobreza. O país, situado 600 quilômetros a noroeste da Austrália e no extremo Leste da Indonésia, é o mais pobre da Ásia.

Em um continente que frequentemente gera inveja no resto do mundo, mais da metade dos timorenses vive abaixo da linha da pobreza, e uma porcentagem igual se mantém no analfabetismo. Descolonizado de Portugal em 1975, o país foi invadido pela Indonésia apenas três dias mais tarde, dando início a 24 anos de conflito. Segundo uma comissão independente, cerca de 200 mil pessoas foram assassinadas, ou quase um quarto da população timorense na época.

A ONU situou o país sob mandato em 1999, após a saída das tropas indonésias, e isso permitiu sua independência três anos mais tarde, em 2002. A história do país continuou marcada pela violência, mas Timor Leste vive em calma há vários anos, e por essa razão a ONU anunciou a retirada de seus Capacetes Azuis no fim deste ano, o mesmo que será feito pelas forças australianas.

O novo presidente, que provavelmente será eleito apenas depois de um segundo turno, em meados de abril, terá que lutar para que seu país permaneça em paz. "Se tudo ocorrer de forma pacífica, isso mostrará que estamos prontos", explicou Aderito Hugo da Costa, deputado do CNRT (centro-esquerda), partido presidido pelo atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Esta calma retoma as esperanças de desenvolvimento, que se alimenta das reservas de combustíveis explorados na ilha. Um fundo de 9 bilhões de dólares foi criado com recursos provenientes de petróleo e gás. A utilização destes recursos foi o tema central da campanha, em uma discussão que deverá continuar até as eleições legislativas.

"Nos últimos quatro ou cinco anos, cerca de um bilhão de dólares foi colocado na economia. Mas olhe em volta. Para onde foi esse dinheiro?", disse Francisco "Lu Olo" Guterres, líder do partido Fretilin (esquerda, maior força da oposição). "É a corrupção", lamenta o candidato.

Entre os 12 aspirantes presidenciais em disputa, Lu Olo é o favorito. O atual presidente, José Ramos Horta, ícone da luta independentista e Prêmio Nobel da Paz em 1996, venceu com facilidade as eleições de 2007,contra o mesmo Lu Olo. Desta vez, no entanto, terá mais dificuldades, já que, diferentemente de 2007, não terá o apoio do partido CNRT, que preferiu defender a candidatura do ex-comandante do Exército general Taur Matar Ruak.

Destaque Página Global

Ler mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

*Título PG

5 comentários:

Anónimo disse...

Ditadura vai ser instalada, caso Marilu ganhem as eleicoes.

Anónimo disse...

Concordo com o anonimo de cima.A ver vamos!

Anónimo disse...

Durante o periodo entre 2003 a 2006 Timor Leste viveu um periodo de bastante dificil mas com um grau desenvolvimento social e economico bastante satisfatorio para os recursos existentes. Se ditadura é querer vencer os desafios de uma forma sadia e transparente então eu prefiro este ditadura do que o capitalismo estupido e consumista que Timor neste momento atravessa. A taxa de inflação tem que diminuir rápidamente , durante os ultimosd quatro anos esta politica foi um desatre....

Anónimo disse...

Mari, no poder, será a pior face do capitalismo em um país ainda pobre.

Anónimo disse...

[url=http://buyxanax860.webs.com/]buy xanax online australia no prescription[/url]
[url=http://buyxanax209.webs.com/]green xanax bars how many mg[/url]
[url=http://buyxanax975.webs.com/]illegal to buy xanax online[/url]
[url=http://buyxanax859.webs.com/]buy xanax craigslist[/url]
[url=http://buyxanax872.webs.com/]buy cheap xanax overnight shipping online[/url]
[url=http://buyxanax948.webs.com/]where to buy xanax in mexico[/url]
[url=http://buyxanax117.webs.com/]where to buy xanax in the uk[/url]
[url=http://buyxanax450.webs.com/]buy xanax bars with no prescription[/url]
[url=http://buyxanax642.webs.com/]how to buy xanax bars[/url]
[url=http://buyxanax280.webs.com]buy xanax online us pharmacy[/url]
[url=http://buyxanax780.webs.com/]buy synthetic xanax[/url]
[url=http://buyxanax216.webs.com/]buy xanax from uk[/url]
[url=http://buyxanax207.webs.com/]purchase xanax online legally[/url]

Mais lidas da semana