quarta-feira, 18 de abril de 2012

“ACEITO A RESPONSABILIDADE QUE ME ATRIBUÍRAM” - Taur Matan Ruak



MSE/RBV - Lusa

Díli, 18 abr (Lusa) - O vencedor das eleições presidenciais de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, anunciou hoje que aceita a responsabilidade que as eleições timorenses lhe conferiram, num discurso de mais de 20 minutos na sede de candidatura, perante mais de duas centenas de apoiantes.

"As minhas primeiras palavras vêm do fundo do meu coração e dirigem-se ao nosso querido povo de Timor-Leste. Souberam mostrar ao mundo que, com o vosso civismo, disciplina e empenho, estamos prontos a assumir a responsabilidade sobre o nosso futuro", afirmou Taur Matan Ruak.

"É com muita humildade que vos anuncio que aceito a responsabilidade que me atribuíram, através do voto livre e democrático", acrescentou.

Os resultados finais provisórios divulgados na terça-feira pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral timorense dão a vitória na segunda volta das eleições presidenciais a Taur Matan Ruak, com 61,23 por cento dos votos.

O candidato Francisco Guterres Lu Olo, apoiado da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) ficou em segundo lugar com 38,77 por cento dos votos.

"Quero dirigir uma palavra muito especial ao meu irmão e companheiro Lu Olo. A postura que assumiu ao longo de toda a campanha foi exemplar e digna. Aos militantes da Fretilin desejo dizer que ninguém será excluído. O nosso país precisa de todos os timorenses", afirmou.

Segundo Taur Matan Ruak, enquanto cidadãos responsáveis, os militantes da Fretilin honram o partido que merece "todo o respeito".

No discurso, o futuro Presidente timorense agradeceu a todas as organizações, partidos e indivíduos que colaboraram na sua candidatura à presidência e ao Secretariado Técnico da Administração Eleitoral e Comissão Nacional de Eleições.

"Provaram a todos que temos a vontade política e a competência para realizar um ato eleitoral democrático, livre e justo", afirmou.

Taur Matan Ruak agradeceu também aos observadores eleitorais e comunicação social internacional.

"É através de vós que o mundo toma conhecimento do ambiente pacífico e de enorme maturidade com que foi realizado este ato eleitoral", disse.

No final, Taur Matan Ruak dirigiu-se ainda ao atual Presidente do país, José Ramos-Horta, agradecendo-lhe o apoio dado ao longo de anos.

"Estou convicto que todos os cidadãos compartilham comigo um agradecimento profundo pelo nobre, competente e muito digno serviço que prestou à pátria", disse, sublinhando que continuará a contar com o apoio de José Ramos-Horta.

Aos cidadãos timorenses disse que é preciso participarem e empenharem-se para "levar o país para a frente".

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr candidato eleito as presidenciais,

Venho aqui congratular a sua excelência por ter ganho as eleições presideciais que decorreu na segunda-feira passada. De igual modo quero saudar também o senhor Francisco Lú-Olo Guterres por manter a sua dignidade de um homem político e maduro.

Senhor Taur Matan Ruak, no dia 20 de Maio deste ano, o senhor será inaugurado como o terceiro Presidente do Timor-Leste. A partir daí o senhor vai exercer as suas funções de PR. Mas o que vai preocupar com muitos eleitores é que o senhor tinha prometido ao eleitorado de iria resolver os problemas de desemprego, dos veteranos e dos orfãos, que se já prevê de que o senhor não irá resolver estes problemas. Digo isto, e não é nenhuma novidade, porque o senhor fez uma promessa de fazer algo de que não está nas suas prerrogações.

Resolver os problemas são as suas preocupações e de toda a gente de boa fé, mas que na verdade este trabalho compete ao governo e não a sí. Compreende-se de que a sua candidatura foi apoiada pelo CNRT (tanto assim que durante a sua campanha era conhecida como candidadto de CNRT ou de Xanana Gusmão, embora declara-se farsamente de ser um candidato independente), e por isso o governo iria implementar o seu programa para não lhe desapontar. Isto se a CNRT vier liderar mais um governo depois das eleições legislativas de julho. Mas se depois de nas próximas eleições a CNRT não liderar uma outra AMP, obstáculos virá a frente de sí.

O povo espera de si, a resolução dos problemas durante o seu mandato.

Os melhores

Anónimo disse...

Agora que o senhor espera-se de que não vai ser um Delek Matan Ruak.

Mais lidas da semana