quinta-feira, 19 de abril de 2012

AVENTANDO POR AQUI O "AVENTAR"




Aventar é um blogue Worldpress que esporadicamente trazemos aqui ao Página Global, quase sempre com pertinentes conteúdos sobre dizeres e desdizeres da situação depauperante de personagens e acontecimentos em Portugal.

Percebemos que é um coletivo que, fecundo, vai postando quotidianamente e com qualidade - num exercício de admirável capacidade democrática. Importa referir isso porque mal estará quem assim não o reconheça e não lhe renda homenagem. Pela nossa parte, neste coletivo do Página Global onde coexistem alguns leitores assíduos do Aventar, temos momentos em que não resistimos a “roubar” uns quantos conteúdos. Aqui vão. Que nos aventem um perdão. (Redação PG – LV)

A extrema-direita portuguesa tem um herói: Rui Rio


Escola da Fontinha assaltada pela polícia de choque. Detenções, destruição de todo o material em regime de auto-de-fé:

«Usaram tasers, bateram em alguns de nos, revistaram nos a força, arrastaram as prai 30 pessoas q la estavam para fora. O bairro ta todo cercado. Grande concentracao de moradores a seguir as llinhas policiais. Decidimos ir protestar para a camara. Venham la ter.»

Narrativa da Gui no facebook.Tudo porque para a extrema-direita mais vale uma escola abandonada que uma es.col.a a funcionar.

Neste momento concentração frente à Câmara Municipal do Porto. Era para onde eu ia agora se estivesse no Porto. E você, cidadão da Invicta, está à espera de quê?

Rui Rio é um democrata


Formado no país de Hitler, Rui Rio é um adepto do rigor e da exigência. Tem-no demonstrado ao longo de quase 12 anos de mandato, período durante o qual a cidade do Porto se desenvolveu extraordinariamente e se assumiu como a capital do norte e de todo o noroeste peninsular.

A par deste crescimento exponencial, Rui Rio tem dado provas de ser um democrata emérito, como o atesta o despejo, sem aviso prévio, da Escola da Fontinha. Uma atitude compreensível face ao espírito e à letra da lei. A verdade é que ainda não chegámos à Madeira. Se queriam ocupar um espaço vazio que depois disto vai continuar vazio, os marginais em questão deviam ter cumprido as regras vigentes. É assim a democracia. Da mesma forma que quem diz mal de Rui Rio não tem direito a subsídios, quem dá vida a um espaço morto não tem também direito à existência.

Portanto, repitam comigo: Rui Rio é um democrata de mão cheia. Rui Rio tem virtudes cívicas e éticas que deixam qualquer um assombrado. Rui Rio gosta do 25 de Abril. Rui Rio não tem saudades de Salazar. Rui Rio é um amante da liberdade.

Repitam estas frases muitas vezes e lamentem o facto de hoje não ser dia 1 de Abril. É que seriam mentiras mesmo muito giras.

Ler mais em Aventar

Apelo aos portugueses e aos diretores dos jornais

Céu Mota - Aventar

Será a loucura total o que vou dizer a seguir. Mas espero que não me levem a mal!

O desespero dos portugueses já chegou ao espaço dos leitores nos jornais diários: alguns já não aguentam estar calados e, pela via mais democrática, educada e civilizada, dão o seu grito «Basta!».

Estamos “indignados” e a “ser roubados por políticos incompetentes, mentirosos e rascas”, li ontem no JN. Pensamos todos, como aquele leitor, ”numa forma de correr com eles pela via democrática”. Será que vamos conseguir, algum dia?

E se um dia…

as caixas de correio eletrónicas dos jornais portugueses ficassem atulhadas, entupidas de cartas de milhares de portugueses indignados? A tal ponto que seria notícia.A tal ponto que um ou outro diretor fizesse uma edição totalmente dedicada à opinião dos cidadãos, do cidadão comum, do Zé-Povinho. As páginas cobertas de palavras de cidadãos anónimos, numa sinfonia desconcertante mas afinadíssima, com sons de verdade, com sílabas bem medidas e exigentes. E, acima de tudo, muitas perguntas.

Não estamos a dormir. O estado em que está o país despertou-nos sobremaneira!

Sem comentários:

Mais lidas da semana