sábado, 28 de abril de 2012

Cabo Verde: Exercício militar "Saharan Express 2012" fiscaliza águas da região



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 27 abr (Lusa) - Navios de 12 países começaram hoje um exercício militar multinacional de segurança marítima na costa ocidental africana para fiscalizar e detetar várias ameaças, noticia hoje a imprensa cabo-verdiana.

O exercício, intitulado "Saharan Express 2012", decorrerá até à próxima segunda-feira em águas territoriais do Senegal, Gâmbia, Mauritânia e Cabo Verde, que participa com 22 tripulantes dos navios "Guardião" e "Dornier", pertencentes à Guarda Costeira (Marinha) cabo-verdiana.

O objetivo do exercício, segundo informa a imprensa cabo-verdiana, é detetar ameaças como a pirataria, pesca e emigração ilegais, tráfico humano e de armas, poluição ambiental e terrorismo.

O exercício com os navios de 12 países - Cabo Verde, Estados Unidos, Espanha, França, Reino Unido, Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Serra Leoa, Libéria e Costa do Marfim - é coordenado a partir da Cidade da Praia, onde está instalado o Centro de Operações e Segurança Marítima (COSMAR).

Subjacente ao exercício está a ideia, há muito definida, de que nenhum país ou nenhuma força militar consegue combater sozinho às ameaças prevalecentes, pelo que a junção de esforços é "essencial" para garantir a segurança numa zona que tem sido frequentemente utilizada como "palco de algumas violações", disse o comandante da Guarda Costeira (Marinha) de Cabo Verde.

Segundo António Monteiro, o exercício militar multinacional vai ajudar o arquipélago a "preparar-se" para enfrentar as aquelas ameaças.

"A operação é vista como uma grande oportunidade de os militares da região ganharem mais experiência, criar capacidades de trabalharem em conjunto, partilharem informações, redefinirem táticas e técnicas e procedimentos de segurança", afirmou.

Por seu lado, John McClure, capitão da Marinha norte-americana, citado na edição "online" do jornal A Semana, sublinhou que, no exercício, serão utilizadas comunicações avançadas, permitindo, ao mesmo tempo, "uma maior compreensão entre os países parceiros".

"Acima de tudo, o exercício permite dar uma mensagem forte ao mundo, pois os países da África Ocidental reforçam, desta maneira, a ideia de que estão focados na segurança e na proteção das suas águas territoriais", acrescentou, salientando a capacidade do COSMAR, projeto da cooperação norte-americano instalado em maio de 2010 em Cabo Verde.

Além de Cabo Verde, a África Ocidental dispõe de um COSMAR em Marrocos.

O COSMAR, enquanto centro de interagências de operação de segurança marítima, permite às autoridades cabo-verdianas reforçar a articulação entre as várias entidades com responsabilidade nesse domínio, sendo dotado de equipamentos de comunicação e de navegação.

Entre outras valências, o centro tem capacidade para a recolha de informações relevantes de quaisquer ilícitos nas águas sob jurisdição cabo-verdiana, com destaque para o narcotráfico, com base em imagens de radar e de satélite, dados que serão, depois, analisados e divulgados para as outras agências.

O COSMAR permitirá também planificar operações conjuntas e combinadas de dissuasão e de repressão, no quadro dos acordos de fiscalização marítima existentes com outros países, nomeadamente Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e União Europeia (UE).

Sem comentários:

Mais lidas da semana