quarta-feira, 11 de abril de 2012

CORRUPÇÃO EM TIMOR-LESTE PREOCUPA O BISPO DE BAUCAU



Sapo TL

Na primeira entrevista após a sua nomeação para a presidência da Conferência Episcopal de Timor-Leste, D. Basílio do Nascimento sublinha que os timorenses vivem agora em paz, mas refere que é preciso amadurecer a democracia.

Em declarações à Rádio Renascença, o bispo de Baucau está apreensivo com a elevada corrupção que afecta a sociedade timorense e reconhece que é preciso amadurecer a democracia e diz que as riquezas não estão a ser distribuídas da forma mais justa.

“Segundo os relatórios dos observadores internacionais, Timor é um país corrupto. Os países que têm petróleo, infelizmente, são poucos os que beneficiam disso e uma grande parte da população não recebe essa riqueza”, alerta o bispo de Baucau, em entrevista exclusiva à Renascença.

“Há alguma apreensão, fruto da nossa imaturidade, que é também consequência de uma caminhada que se fez”, continua. Cinco anos se passaram e o Bispo de Baucau não tem dúvidas que hoje em dia o clima “está um bocado mais pacífico e sinto que as pessoas estão mais conscientes em relação à convivência democrática"

Um sonho tornado realidade

A criação da Conferência Episcopal Timorense era um sonho antigo que Bento XVI, e segundo D.Basílio do Nascimento, trata-se de "um passo importante para a Igreja timorense."

O bispo de Baucau sublinha que existem duas prioridades essenciais neste momento.

“O grande desafio em Timor é a evangelização dos baptizados e a outra é a formação do clero, que é uma das coisas que a Nunciatura nos pediu para ternos em atenção”. Timor tem uma das mais pequenas conferências episcopais do mundo - três bispos.

Para a vice-presidência foi nomeado o bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva, e como secretário-geral D. Norberto do Amaral, bispo de Maliana, a terceira e mais recente diocese timorense.

O bispo de Baucau vai estar em Fátima como observador na próxima assembleia plenária da Conferência Episcopal portuguesa, que vai decorrer entre 16 e 19 de Abril.

SAPO TL com Rádio Renascença

Sem comentários:

Mais lidas da semana