MSE - Lusa
Díli, 11 abr (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, marcou as eleições legislativas para 07 de julho, segundo um comunicado à imprensa divulgado hoje pela Presidência timorense.
"O Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, marcou terça-feira por decreto a data das eleições dos Deputados do Parlamento Nacional para a terceira legislatura, que se realizarão no próximo dia 07 de Julho (sábado)", refere o documento.
O documento acrescenta que a decisão do chefe de Estado foi tomada de acordo com as normas vigentes e depois de ter ouvido o Governo e os partidos políticos com assento parlamentar.
Nas últimas eleições legislativas do país, realizadas a 30 de junho de 2007, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN) venceu o escrutínio, mas o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), de Xanana Gusmão, é que foi convidado a formar governo na sequência de uma coligação pós-eleitoral que dava a maioria parlamentar àquela associação política.
A coligação foi feita com o Partido Democrático, o Partido Social Democrata e a Associação Social Democrata de Timor.
O anúncio da data das legislativas ocorre cinco dias antes de Timor-Leste escolher o próximo Presidente do país.
A segunda volta das eleições presidenciais, que se realiza na segunda-feira, vai ser disputada entre Francisco Guterres Lu Olo, apoiado pela Fretilin, e Taur Matan Ruak ex-chefe das Forças Armadas do país, apoiado pelo CNRT.
Sem comentários:
Enviar um comentário