sexta-feira, 20 de abril de 2012

Executivo reitera decisão da suspensão da cooperação técnico-militar com a Guiné Bissau



Angola Press

Luanda - O Executivo da República de Angola reiterou hoje, sexta-feira, durante uma reunião com uma delegação de alto nível da CEDEAO, a sua decisão sobre a suspensão do Protocolo para implementação de um programa de cooperação técnico-militar e de segurança com a República da Guiné Bissau.

Num comunicado, o Executivo afirma que na reunião, realizada em Luanda, ficou expressa a decisão, em consequência desta suspensão, da retirada unilateral e completa da MISSANG do território da Guiné Bissau.

Segundo o Executivo, esta posição resulta do facto de ter havido alteração da situação político e jurídico constitucional na República da Guiné Bissau, podendo eventualmente ser revista em caso de se verificarem mudanças na atitude das autoridades e de estarem reunidas as condições políticas e a legalidade democrática reposta.

"O Executivo angolano associa-se aos esforços da Comunidade Internacional, nomeadamente o CS da ONU, o Conselho de Paz da UA, a CEDEAO e a CPLP, para o restabelecimento da ordem constitucional, a reposição dos órgãos legítimos do poder de Estado e a conclusão das eleições na Guiné Bissau", realça o comunicado.

Neste sentido, o Executivo manifesta a sua disponibilidade no sentido de trabalhar com a comunidade internacional para a estabilização e o respeito dos princípios constitucionais e democráticos na República da Guiné Bissau.

"O Executivo está, desde que comunicou a sua decisão, pronto para a retirada da MISSANG, a ser realizada em estreita coordenação e sob verificação da CEDEAO que deverá assegurar junto das Forças Armadas da Guiné Bissau as necessárias condições de segurança e tranquilidade para o efeito", declara o comunicado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana