domingo, 22 de abril de 2012

França: Procuradoria de Paris abre inquérito a divulgação antecipada de projeções



SIC Notícias – Lusa, com foto

A Procuradoria de Paris anunciou hoje que vai abrir um inquérito à publicação de projeções dos resultados das presidenciais francesas antes da hora legal, as 20:00 locais (19:00 em Lisboa).

O inquérito visa a France Presse, dois 'media' belgas, um suíço, um 'site' da Nova Zelândia e um jornalista belga que terá enviado previsões dos resultados por 'twitter', precisou a Procuradoria.

A Comissão de Sondagens remeteu o assunto para a Procuradoria. "Há alguns factos que parecem constituir delito", declarou à agência noticiosa francesa o secretário da comissão, Jean-François Pillon, precisando que estão em causa empresas de comunicação social e particulares.

Em virtude de uma lei de 1997, é proibida a publicação de qualquer indicação de resultados eleitorais antes do encerramento das últimas urnas, às 20:00 locais.

Na sexta-feira, os nove principais institutos de sondagens e os seus parceiros na comunicação social na noite eleitoral comprometeram-se a "manter em segredo" as projeções até ao encerramento total das urnas.

Na quinta-feira, o procurador da República, François Molins, tinha avisado que abriria inquéritos judiciais a quem violasse esta interdição, infração que pode ser punida com uma multa de 75 mil euros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana