quarta-feira, 11 de abril de 2012

Guiné Bissau – Eleições: SEGUNDA VOLTA MARCADA PARA DIA 29



FP - Lusa

Bissau, 11 abr (Lusa) - A segunda volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau foi marcada para o dia 29 e a campanha eleitoral começa na próxima sexta-feira, anunciou hoje o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Desejado Lima da Costa disse também que à segunda volta concorrem os dois candidatos mais votados na primeira, Carlos Gomes Júnior e Kumba Ialá.

Kumba Ialá tem dito que não vai à segunda volta, por considerar que a primeira foi fraudulenta.

O anúncio foi feito em Bissau numa conferência de imprensa sem direito a perguntas mas Desejado Lima da Costa, no final, disse à Agência Lusa que Kumba Ialá não oficializou a sua recusa.

"Confirmámos junto do Supremo Tribunal de Justiça e não oficializou a decisão pelo que oficialmente é candidato", disse o responsável.

Na comunicação que leu, o responsável também já tinha dito que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) não tinha "recebido qualquer notificação e comunicação" sobre "a demissão ao segundo sufrágio e desistência de candidatura" dentro dos prazos previstos pela lei.

A CNE tinha marcado inicialmente a segunda volta das eleições para o dia 22 mas, por força da lei eleitoral sobre recursos, suspendeu a campanha eleitoral, em comunicado divulgado no passado dia 05.

Os candidatos Serifo Nhamadjo, Kumba Ialá, Henrique Rosa, Afonso Té e Serifo Baldé, que não reconhecem os resultados que deram a vitória a Carlos Gomes Júnior na primeira volta, recorreram para a CNE e depois para o STJ, pedindo a anulação das eleições de dia 18 de março. Kumba Ialá, que ficou em segundo lugar, tem repetido que não irá à segunda volta.

No dia 07 o STJ negou provimento às queixas dos cinco candidatos, entre elas a de que os cadernos eleitorais terão sido alterados, aparecendo mais recenseados. Os candidatos terão constatado também que milhares de eleitores apareceram sem referência de datas de nascimento e que milhares de novos eleitores foram introduzidos através de testemunhas.

Desejado Lima da Costa pediu aos jornalistas "a maior cooperação" na divulgação das atividades de educação cívica da CNE e uma "cobertura completa, isenta e imparcial dos atos da campanha eleitoral".

E ao povo pediu uma "participação ativa" na decisão de escolher um novo Presidente da República.

No anúncio não compareceu qualquer representante da candidatura de Kumba Ialá. Domenico Sanca, mandatário de Carlos Gomes Júnior disse que o candidato está pronto para a campanha, estando ainda em debate os moldes em que será feita.

Sem comentários:

Mais lidas da semana