quarta-feira, 11 de abril de 2012

São Tomé: Rússia perdoa dívida e anuncia interesse em porto de águas profundas



MYB - Lusa

São Tomé, 11 abr (Lusa) -- A Rússia vai perdoar a divida externa de São Tomé e Príncipe de mais de quatro milhões de dólares e pretende construir o porto de águas profundas no país, anunciou o embaixador russo acreditado em São Tomé com residência em Luanda.

"Nós vamos iniciar conversações no sentido de regularizar essa dívida e ver onde podemos desenvolver outros aspetos da cooperação entre os nossos dois países", disse Serguey Nenachev a saída de uma audiência hoje com o Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa.

Para além do perdão da divida, o diplomata russo anunciou que o seu país pretende também financiar a construção do porto em águas profundas em São Tomé e Príncipe, bem como o terminal petrolífero, garantindo que o banco russo VTP está disposto a financiar as obras.

"Tudo vai depender dos projetos concretos. Presentemente um grande banco do nosso país, o VTP, está a considerar a sua participação no financiamento do porto de águas profundas aqui em São Tomé e o terminal petrolífero, com a participação da companhia suíça Gunvor", acrescentou o diplomata russo.

Ainda no âmbito dos investimentos no arquipélago, Serguey Nenachev referiu-se ao interesse de empresas petrolíferas russas em explorar blocos de petróleo na Zona de Desenvolvimento Conjunto (ZDC) São Tomé e Príncipe/Nigéria e na Zona Económica Exclusiva do arquipélago (ZEE).

Uma delegação de empresas petrolíferas russa chegará a São Tomé no espaço de um mês para iniciar negociações nesse sentido.

Algumas companhias russas manifestaram interesse em explorar petróleo e gás, nomeadamente petróleo na zona conjunta com a Nigéria ou na zona exclusiva e nós aguardamos a vinda de uma delegação desta companhia nos finais de abril ou no início de maio.

Entretanto, o setor da educação, particularmente a formação de quadros, continua a dominar a cooperação entre os dois países.

No encontro com as autoridades são-tomenses, o embaixador russo anunciou a abertura de mais oito vagas para a formação em Moscovo de estudantes são-tomenses.

No domínio da defesa e segurança, a Rússia anunciou vagas igualmente para quadros do Ministério da Defesa são-tomense.

O diplomata russo reafirmou ainda o interesse do seu país em "incrementar um maior dinamismo" na cooperação entre São Tomé e Moscovo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana