As Forças Armadas Israelitas estão a levar a cabo mais operações especiais fora de fronteiras e estarão prontos a atacar as instalações nucleares do Irão, caso assim seja ordenado.
Numa entrevista publicada este domingo no jornal diário "Yediot Aharanot", o tenente-general Benny Gantz disse que 2012 será um ano crítico nos esforços para parar aquilo que Israel e grande parte da comunidade internacional consideram ser o programa nuclear iraniano.
"Pensamos que um Irão nuclear é algo muito mau, que o mundo precisa de parar e que Israel precisa de parar, e estamos a fazer o nosso planeamento em concordância. (...) Estamos preparados para agir", disse Benny Gantz.
"Isto não quer dizer que vou dar uma ordem ao Ido [Nehushtan, líder da força aérea] ", adiantou na entrevista que será publicada na totalidade na quarta-feira, na véspera do 64º aniversário do Estado de Israel.
Os Estados Unidos dizem não acreditar que o Irão tenha até ao momento tomado qualquer decisão para desenvolver uma arma nuclear, ou que a altura seja a certa para levar a cabo uma ação militar, preferindo dar tempo para que as sanções internacionais funcionem como planeado.
Mas Israel, que vê na capacidade nuclear do Irão uma ameaça à sua existência, afirma que Teerão pode estar prestes a chegar ao ponto do seu programa em que terá capacidade para construir uma arma nuclear e não exclui levar a cabo um ataque preventivo.
O tenente-general diz que têm aumentado o número de operações especiais noutros países, mas sem dar qualquer detalhe.
"O nível de ameaça é maior", garantiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário