quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mário Soares congratula-se com unanimidade da CPLP a condenar golpe militar na Guiné



MHC (SBR) - Lusa

Faro, 17 abr (Lusa) - O antigo presidente da República Mário Soares congratulou-se hoje, em Faro, com o acordo unânime alcançado na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a condenar o golpe militar registado na Guiné-Bissau.

Na apresentação pública do seu último livro, "Mário Soares um político assume-se", o ex-Chefe de Estado manifestou total concordância com as decisões tomadas pela CPLP na reunião realizada no sábado, na sede da organização, em Lisboa, entre as quais propor a "aplicação de sanções individualizadas" aos militares envolvidos no golpe de Estado ocorrido na passada quinta-feira.

"Vejo a situação na Guiné como todos os países lusófonos que se reuniram e tomaram uma atitude por unanimidade. E eu estou de acordo com a atitude que tomaram", afirmou Mário Soares aos jornalistas após a sessão de autógrafos, realizada na biblioteca municipal de Faro.

Durante a apresentação da obra, Mário Soares falou como o livro aborda a Descolonização, que depois conduziu à criação da CPLP, realçando a importância da decisão tomada no sábado pela organização lusófona.

A CPLP advertiu "todos os implicados na alteração da ordem constitucional na Guiné-Bissau, civis e militares, de que a persistência na ilegalidade conduzirá a que os Estados-membros da CPLP proponham a aplicação de sanções individualizadas por parte das organizações internacionais e regionais pertinentes".

Estas "sanções" poderão incluir a "proibição de viagens, congelamento de ativos e responsabilização criminal" e a CPLP realçou ainda que "as únicas autoridades" guineenses por si "reconhecidas" são "as que resultam do exercício do voto popular, da legalidade institucional e dos imperativos da Constituição".

Sem comentários:

Mais lidas da semana